voltar para Produção Acadêmica

Teorias Contemporâneas para “nova Administração”: Estudo de caso Audibel Aparelhos Auditivos Ltda.

Em razão das constantes e turbulentas mudanças de cenários no mercado atual, as empresas necessitam identificar boas oportunidades de negócios

FACULDADES BORGES DE MENDONÇA
FLORIANÓPOLIS, 19 DE NOVEMBRO DE 2012
CURSO: ADMINISTRAÇÃO FASE: 6° TURNO: NOTURNO
DISCIPILNA: TOPICOS EM ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR: AMILTON LUIZ RABELLO
ACADÊMICOS: TAYRINE LUANE CASTRO DOS SANTOS


Teorias Contemporâneas para “nova Administração”: Estudo de caso Audibel Aparelhos Auditivos Ltda.


Em razão das constantes e turbulentas mudanças de cenários no mercado atual, as empresas necessitam identificar boas oportunidades de negócios. Ter a capacidade de inovar e trazer para dentro da organização as melhores práticas, fazer com que a organização (pessoas) aprenda de forma contínua adaptando- se as constantes variações que o mercado vem passando, a fim de manterem-se vivas.
Da vontade de um brasileiro em fazer a diferença em seu país, é que nasceu a Audibel Aparelhos Auditivos, houve a necessidade de unir-se a tantos outros cheios de iniciativas, fazendo com que a força vencesse muitos obstáculos, o que favoreceu para um crescimento contínuo. Inaugurada em 1983, vem conquistando a credibilidade do mercado e a confiança de seus clientes através de um trabalho sério e dedicado. A Audibel é a distribuidora exclusiva da marca Beltone, empresa mundialmente reconhecida pela inovação de seus trabalhos e pesquisas na área de saúde auditiva.
Empreender é identificar oportunidades e desenvolver meios de aproveitá-las, assumindo riscos e desafios. Esses foram os primeiros passos adotados pelos criadores da Audibel. De forma geral o empreendedorismo “é o envolvimento de pessoas e processos, que em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidades” (DORNELAS, 2008).
Capacidade de inovar, criar, recriar com melhorias, iniciativa, visão futurista, firmeza e determinação, são algumas características e talentos fundamentais para um bom empreendedor.
Dentre os inúmeros motivos que levaram a empresa a obter essa nova percepção é incontestável que primeiramente houvesse uma alteração na estrutura organizacional, colocar de lado uma estrutura rígida para anunciar uma estrutura flexível e inovadora, na qual tem como fator primordial o capital humano.
A Audibel modificou sua estrutura organizacional, valorizando o seu capital humano e a sociedade na qual se mantém inserida. No entanto toda mudança implica um paradigma quebrado, ou seja, novas abordagens e soluções estão sendo inserida rompendo assim um estado de equilibro alcançado anteriormente.
A mudança organizacional caracteriza-se por realizar alterações cada vez mais rápidas e amplas que exercem um impacto direto nas pessoas dentro da empresa, seus efeitos geram desconforto e instabilidade que levam as pessoas a manter certa resistência quando percebe a mudança. Conforme GUGLIELMO (2009):


As necessidades de mudanças podem ser comparadas a um ciclo vicioso; o momento presente está quase sempre exigindo mudanças, essas mudanças acabam trazendo novos problemas. Esses problemas despertam novas soluções, as quais passam a exigir novas mudanças e assim por diante.

A Audibel conta em seu quadro de colaboradores pessoas preparadas para mudança, que conhece o mercado e que sabe que estão inseridas em um ambiente oscilante. Por esse motivo as pessoas são consideradas o patrimônio mais importante para sua organização e já fazem parte de seus valores.
Para minimizar os impactos da mudança dentro da empresa, o conhecimento e a informação de todo processo organizacional é disseminado entre os colaboradores afim que todos em conjunto possam alcançar um objetivo em comum, expandindo a sua capacidade de produzir seu próprio futuro. Esse método é conhecido como processo de aprendizagem organizacional.
O conceito de aprendizagem organizacional poder ser entendido como processo contínuo na qual tem como objetivo adquirir novos conhecimentos e formas de conduta, ou de modificar condutas e conhecimentos anteriormente adquiridos (CARVALHO, 1999).
Aprendizagem Organizacional trata-se de um processo de mudança no comportamento dos indivíduos e, consequentemente, nas ações produzidas. O processo de aprendizagem dentro das organizações propõe aos colaboradores adquirir novos conhecimentos, desenvolver novas competências, alterado propositadamente o seu comportamento de forma gradual e contínua.
Muitas empresas não conseguem obter sucesso e acabam fechando suas portas antes mesmo de evidenciarem a real causa dos problemas. Definições rígidas de cargos, procedimentos estáticos e resistência a mudanças são exemplos de deficiências geradas pela forma de como as organizações são administradas.
Dessa forma, a Audibel almeja à vantagem competitiva sustentável e entende a importância de mudar o comportamento de todos os envolvidos, estimulando desde o chão de fábrica até a alta gerência a aprendizagem e adaptação às rotinas organizacionais.
Em buscar sempre das melhores práticas para se tornar competitiva no mercado e ser reconhecida como uma empresa sustentável, que Audibel aposta na inovação tecnológica. Antes de se torna uma empresa reconhecida mundialmente, a Audibel buscou conhecer tudo o que norteia o processo de adaptação de aparelhos auditivos, as necessidades dos clientes e as principais dificuldades, levando para dentro de cada unidade ou ponto de atendimento, o que existe de melhor desde tecnologia até profissionais. A Audibel adotou no seu plano estratégico organizacional o método Benchmarking, muito utilizado pelas empresas que buscam sucesso no mercado atual.
O conceito de Benchmarking pode ser entendido como:

Processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas "companhia-a-companhia" para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva (SORIO, s.d).

Inovação, respeito ao próximo e clareza nas informações são algumas características marcantes da Audibel, por esse motivo vem prosperando, crescendo e levando grandes benefícios àqueles que participam de suas atividades comerciais. Sem esquecer as práticas socioambientais que Audibel propõem para construção de um mundo melhor.
A sustentabilidade na Audibel também é considerada um dos fatores primordiais que necessita de uma atenção especial, faz parte de seus valores o respeito pelas pessoas, a sustentabilidade é o respeito não só pelas pessoas, mas também pelo ambiente em que estão inseridas. Falar em responsabilidade social é falar na evolução da filantropia, ou seja, o amor a humanidade.
A responsabilidade social faz parte do planejamento estratégico da Audibel, trata diretamente dos negócios da organização. A Audibel desenvolve ações que promovem mudanças na sociedade e contribui com a sustentabilidade, sua prioridade está nas pessoas, suas ações são desenvolvidas buscando estimular e garantir mais qualidade de vida para os membros da empresa, clientes e toda comunidade.
A responsabilidade social é importante porque cria estratégias para melhorar as condições de vida dos membros da empresa e também se preocupa com soluções para os problemas da comunidade onde está inserida. O interesse da Audibel ao assumir o compromisso com a sustentabilidade é reduzir os impactos ligados as operações e produção de seus produtos, assim como promover a educação ambiental.
Segundo karkotli e Aragão (2004) :

A conscientização sobre a importância de desempenhar um papel de cidadania junto à sociedade já é uma realidade entre várias corporações do segmento de mercado. É crescente o número de empresas criando fundações ou participando de iniciativas de apoio a causas sociais, como forma de retribuição à sociedade.

Pensando nesse conceito que Audibel desenvolveu algumas ações sociais, como: O projeto Passe Adiante, que visa a disseminar mais conhecimento através de profissionais e da própria comunidade sobre o funcionamento da audição, sua importância e como preservar. O Projeto Audibel Ecociente que além de mudar a

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Tayrine Santos

    Exibir