voltar para Produção Acadêmica

Rui Barbosa e a Defesa da Probidade e do Controle na Gestão Pública

Esta monografia foi enviada ao concurso de monografias Prêmio Rui Barbosa, lançado pelo Tribunal de Contas da União, recebendo menção honrosa. O trabalho tem como principal objetivo analisar a importância da ação de Rui Barbosa para o controle dos recursos públicos. Inicia-se pela contextualização política e econômica da época e, em seguida, são apresentados os principais fatos relacionados com a vida e a obra de Rui Barbosa, destacando-se sua decisiva atuação para a criação do Tribunal de Contas. Por fim, é feita uma análise da administração pública e controle externo na atualidade. A monografia foi publicada pelo TCU no livro: Rui Barbosa - Uma visão do controle do dinheiro público. Brasília: Instituto Serzedello Corrêa, 2000, p. 194-233.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Leonardo Andriolo

    Sou natural de Caxias do Sul, RS.
    Formado em Administração e Economia, com Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
    Desenvolvo atividades profissionais no Tribunal de Contas do Estado-RS, como Auditor Público Externo.
    Sou professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (mantida pelo Tribunal de Contas-RS).

    Exibir