voltar para Produção Acadêmica

Roteiro para fazer o seu planejamento estratégido empresarial

“Planejar é tomar decisões no presente sobre o que se deseja que aconteça num futuro determinado, com base no presente e a valor presente!”

O planejamento estratégico deve vislumbrar caminhos que possam ser percorridos e que levem ao sucesso. Isto quer dizer que o nível estratégico da gestão tem como objetivo enxergar onde a empresa precisa chegar, e selecionar caminhos viáveis para o desenvolvimento das ações necessárias para que a empresa de fato chegue lá. Mas a estratégia pode ser trabalhada de várias maneiras. A boa gestão depende do entendimento e ênfase do tipo certo de estratégia na hora certa.


Mintzberg (2001) definiu cinco variantes da estratégia, os seus 5P's: estratégia como Plano, como Padrão, como Posição, como Perspectiva, e como Estratagema (Ploy, em inglês). A estratégia como Plano é uma direção, um guia, um caminho para sair da situação atual para uma situação almejada. Como Padrão ela remete ao comportamento da empresa ao longo do tempo, por exemplo, desenvolvendo ações de alto ou de baixo risco. Como Posição ela se preocupa com o ambiente externo, com o cliente. Já como Perspectiva ela se preocupa com o ambiente interno, com a mentalidade dos estrategistas e com a visão do empreendimento.


Enfim, Planejamento Estratégico (PETER DRUCKER, 2003) é o processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões; e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas.

____________________________________________
Veja o roteiro completo fazendo download do arquivo --->
O login de desproteção do arquivo consta no final das bibliografias.
Faça bom uso e cite o autor.
____________________________________________
BIBLIOGRAFIAS

AMBONI, Nério. Planejamento estratégico: um roteiro básico. Florianópolis, 2001.

FISCHMANN, Adalberto Américo et al. Planejamento estratégico na prática. São Paulo: Atlas, 1993. ISBN 85-224-0745-2

HOPKINS, M. Defining indicators to assess socially responsible enterprises, Futures, Kidlington, V.29, n7, 1997, p581.

KAPLAN, Robert S., NORTON, David P. A Estratégia em ação. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

________. Organização orientada para a estratégia. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

MASLOW, Abraham H. Maslow no gerenciamento. Tradução por Eliana Casquilho, Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.

MINTZBERG, Henry and QUINN, James Brian. O processo de estratégia: Trad. James Sunderland Cook: Porto Alegre: Bookmann (código M667p): 3ª ed. 2001. ISBN 85-7307-719-0

MINTZBERG, Henry. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre, Rookman (código M667s): 2000. ISBN 85-7307-541-4

MONTGOMERY, Cynthia A., PORTER, Michael E. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1998. ISBN 85-352-0295-1

MORGAN, Gareth. Imagens da organização. Tradução de Cecília Whitaker Bergamini e Roberto Coda. São Paulo: Atlas, 1996.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Excelência na administração estratégica: a competitividade para administrar o futuro das empresas com depoimentos de executivos. - 4ª ed. São Paulo: Atlas, 1999. ISBN 85-224-2390-3

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e práticas. São Paulo: Atlas, 1999.

PANEGALLI, José Carlos. Facilitador PACE, do processo de diagnóstico, planejamento, gestão integrada e compartilhada nas organizações empresariais: uma proposta. Dissertação (Programa de Pós-graduação da UDESC/ESAG). Florianópolis: UDESC/ESAG, 2003.

SANTOS, Áureo dos. Encantador de pessoas: conhecimento, habilidade e atitude para a prática da liderança em espaços organizacionais formais. Florianópolis: Lex Graf, 2003.

TOFLLER, Alvin. O Choque do futuro. Rio de Janeiro: Record, 1998.

TZU, S. A arte da guerra. São Paulo: Pioneira, 1989.

Login = lider

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Jose Panegalli

    Mestrado em Administração Gestão Estratégica das Organizações pela UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina (2003). Especialização em Finanças e Engenharia da Produção pela UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (1980-1981). Graduado em Administração e Ciências Contábeis pela Universidade Comunitária de Chapecó (1977, 1979) Atualmente é diretor da empresa Pace Assessoria e Projetos Corporativos e Diretor do IEDUCORP - Instituto de Educação e Consultoria Corporativa. Tem experiência na área de Administração, Contabilidade e Controladoria, com ênfase em Serviços de Assessoria em Projetos Empresariais, atuando principalmente nos temas: gestão estratégica, gestão financeira, planejamento e controle financeiro e orçamentário empresarial, diagnóstico, planejamento e gestão empresarial no processo denominado PaceFacilitador (de sua autoria), ampliação negócios, viabilidade negócio. Também exerce atividades de Perito Contador na área Cível/Financeira/Empresarial/Societária.

    "Sou liberal, porque a palavra liberdade é a mais bonita que conheço". By Mario Vargas Llosa, escritor Peruano, Prêmio Nobel de Literatura.

    Exibir