voltar para Produção Acadêmica

RESPONSABILIDADE SOCIAL: UMA ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO E SOBREVIVÊNCIA NO MUNDO GLOBALIZADO - UM

RESUMO

Silva, Armistrong Martins da. Uma Estratégia de Desenvolvimento e Sobrevivência no Mundo Globalizado - Um Estudo de Caso do Programa de Visita Dna da São Paulo Alpargatas S/A Fab. 022 PB - 2005. Monografia (Curso de Graduação em administração). Universidade Estadual da Paraíba UEPB. Campina Grande PB.

O trabalho monográfico teve como objetivo de além de divulgar os fundamentos da Responsabilidade Social como estratégia organizacional para sobreviver num mundo globalizado, avaliar de forma detalhada o Programa de Visitas DNA, desenvolvido pela São Paulo Alpargatas S.A. - Fáb. 022, com o objetivo de manter um bom relacionamento com os membros da comunidade de forma a aproximá-los, verificando se o Programa é eficaz e atende aos parâmetros da verdadeira Responsabilidade Social Corporativa. A pesquisa foi realizada envolvendo o universo de 30 (trinta) colaboradores visitantes familiares dos funcionários. Inicialmente foi traçado o perfil social dos entrevistados, destacando-se as variáveis: Gênero, Faixa - etária, Estado civil, Grau de instrução e Grau de parentesco com os funcionários. Posteriormente, foram analisados e adaptado de Parasuraman & Berry apud Almeida (2001) as dimensões que compões o programa de qualidade nos serviços prestados, (já que o Programa DNA visa aproximar as famílias dos funcionários com a Empresa, para que haja uma socialização, o que por ventura está dentro do contexto da Responsabilidade Social), os quais sejam: Aspectos tangíveis, Empatia, competência, Confiabilidade e Responsividade. Para a coleta de dados, o instrumento utilizado foi um questionário, contendo na primeira parte 05 (cinco) questões fechadas referentes ao perfil dos entrevistados; na segunda parte 20 (vinte) questões fechadas. Para demonstração dos resultados foi utilizada na segunda parte da pesquisa a Escala de Likert, que admitia respostas de 1 a 5 pontos eqüidistantes, que iam desde discodo totalmente até concordo totalmente. Na segunda etapa, a pesquisa indicou que nas 05 (cinco) dimensões que mensuraram o Programa de Visita DNA como objeto da Responsabilidade Social, a maioria dos entrevistados disse concordo ou concordo totalmente com relação a todas as dimensões do objeto de Responsabilidade Social. Entretanto, nas questões referentes aos aspectos tangíveis, (instalações, barulho no ambiente da empresa), Responsividade, (qualidade dos produtos, o tempo de visita, o desempenho dos funcionários na empresa), no geral obtiveram um nível de concordância menor.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Armistrong Martins

    Sou Administrador de Empresas formado pela UEPB. Atualmente sou aluno regular do mestrado em Engenharia da Producao- UFPB. Tenho 28 anos e adquirir alguma experiência administrativa através de estágios em empresa como: São Paulo Alpargatas S.A. (Fábrica da Havainas) e Camdesa - Concesionária da Mercedes-Benz em Campina Grande, PB.

    Exibir