voltar para Produção Acadêmica

Responsabilidade Corporativa: A Responsabilidade Social nas Organizações

Durante muito tempo a responsabilidade social nas organizações foi vista como a geração de emprego e renda ou simplesmente como um ato de caridade feito por instituições sem fins lucrativos. Hoje, porém, com a evolução do mercado, a responsabilidade social ganha uma nova perspectiva, passando a ser considerada uma tendência mundial, estando cada vez mais presente nas organizações. Ela parte da ideia das empresas além de gerarem renda, mostrarem-se preocupadas com problemas sociais e a preservação dos recursos naturais, demonstrando compromisso e comprometimento através de ações para com os indivíduos e a sociedade, de modo a minimizar esses efeitos e contribuir positivamente para um desenvolvimento social, econômico e sustentável de forma consciente e igualitária. Com base nesses fatores, este artigo busca compreender até que ponto as empresas realmente se preocupam com a responsabilidade social e se tais ações são utilizadas pelos gestores apenas para promover a imagem da organização e reforçar o conceito de empresa cidadã perante a sociedade, identificando ainda de que forma essas iniciativas quando utilizadas estrategicamente por meio das ferramentas de marketing podem gerar um feedback favorável e conseqüentemente um aumento das receitas e participação da empresa no mercado.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Thiala Thiala

    Exibir