voltar para Produção Acadêmica

“RESISTEX” UM ESTUDO DE CASO

Para que uma organização possa ter um diferencial competitivo em relação ao seu preço unitário, é de suma importância que a esta tenha um excelente controle de custo. Este presente trabalho tem como objetivo realizar o levantamento de todos os custos e simultâneamente realizar o cálculo do preço de venda unitário do produto final.

INTRODUÇÃO


A gestão de custo é parte integrante de toda e qualquer instituição, seja ela filantrópica ou não. No momento competitivo em que estamos inseridos a administração deste recurso é fundamental em qualquer período de tempo. Logo há uma necessidade latente de promover o conhecimento necessário do uso consciente dos recursos para análise dos custos de uma organização. Ter conhecimento em custos é fundamental para o sucesso financeiro de uma empresa.

Este Trabalho teve por objetivo a análise de custos, para tanto o projeto apresenta a seguinte estrutura:

Sendo o primeiro item analisado a Identificação da empresa, abordando aspectos como fundação, principais produtos e estrutura organizacional.

O segundo item constitui a planilha de gastos da empresa para seu processo produtivo, no qual estão especificados todos os gastos fixos e variáveis que a empresa possui.

O terceiro item constitui o sistema de custeamento da empresas.

O quarto item apresenta o modelo decisório, no qual é realizado o cálculo do preço de venda, ponto de equilíbrio, margem de contribuição e margem de segurança.

Ao final apresenta-se à conclusão e sugestões, bem como o referencial bibliográfico.

Ressalta-se que este trabalho tem o intuito de analisar a importância da gestão de custo para uma organização.


I – IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA


1.1 Caracterização da Empresa


A empresa analisada tem como razão social o nome de "Resistex Industria e Comércio Ltda." Comcom a sua sede no Estado de Goiás. A "Resistex" desenvolve suas atividades voltadas para a área de manufatura de argamassas, em mais de 3.000 pontos de vendas nos seguintes estados: Goiás, Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Pará, Maranhão e Piauí.

Seu ramo de atividade é a produção em escala de argamassas, sendo a sua linha de produção é:

Argamassa ACI, de uso interno, embalagem com capacidade de 20 kg;Argamassa ACI 2, de uso externo, embalagem com capacidade de 20 kg;Argamassa ACI 3, uso piso sobre piso/porcelanato, embalagem com capacidade de 20 kg.

Sua política visa a parceria com fornecedores e clientes procurando atender com agilidade as necessidades dos seus cliente, sendo o seu segmento de mercado os grandes atacadistas e varejistas no ramo imobilário e setor de construção civil.

Atualmente a empresa possui um quadro de 93 funcionários desde o escritório com 15 funcionários e os outros 78 funcionários estão alocados no setor produtivo da empresa.

O faturamento e os dados relacionado ao mesmo, fornecido pela empresa não são os valores reais da mesma, pois foi utilizado um fator multiplicador ou divisor, para camuflar seu valor real, sendo este valor fícticio fornecido pela empresa referente ao ano de 20xx (faturamento total), não foi fornecido os faturamentos mensais, mas a mesma forneceu uma quantidade produtiva referente ao mês de Julho de 20xx, no qual utilizou um fator ou divisor ou multiplicador sobre este valor.

A quantidade produtiva fornecida foi de apenas uma linha de produto e esta será utilizada no decorrer deste trabalho para realização de todos os cálculos refentes ao custo da empresa, sendo esta quantidade produzida de 1.251.795 kg de Argamassa e o faturamento anual referente a 20xx foi de:


Quantidade kg Valor Total Valor Total de Fretes

30.043.080 3.031.230,70 535.172,78


1.4 Departamentos.


Neste item ser analisado os principais departamentos do organograma acima mencionados.


1.4.1 Diretoria.


A diretoria é composta pelo Diretor Administrativo, onde as demais áreas são subordinadas a diretoria respeitando a hierarquia estabelecida no organograma acima mencionado.


1.4.2 Departamento Financeiro


O departamento financeiro é o setor responsável pelas receitas e despesas da empresa, realizando o processo de pagamento de funcionários, pagamento de fornecedores, recebimento das contas a receber, além de todo o planejamento, controle e operação da empresa, sendo de sua responsabilidade, busca maximizar a receita e o lucro da empresa. .


1.4.3 Departamento de Recursos Humanos


O Departamento de Recursos Humanos da "Resistex" é responsável para analisar e garantir boas seguranças para os funcionários, um ambiente de trabalho agradável, prevenir acidentes, fazer toda a parte burocrática do processo seletivo, controle de ponto de funcionários, treinamento, remuneração, benefícios, etc.


1.4.4 Departamento de Produção


É o setor responsável por toda a produção, manutenção de máquinas, manejo de mão-de-obra, comprimento de prazos de entrega de produtos acabados e fornecimento de dados para os demais departamentos da empresa.


1.4.5 Departamento Comercial


É o responsável pela divulgação em eventos, realização de pesquisas de
mercados que atendem as necessidades dos seus clientes. É ele quem cuida de toda às relações comerciais da empresa, sendo esta, convênio com outras instituições financeiras, parcerias, promoções, etc.


1.4.6 Departamento de Logística


É o responsável por toda a gestão de logística da empresa, buscando melhorias continua no processo de distribuição de seu produto, controle de qualidade em seu processo de distribuição, mapeamento de áreas de distribuição, para realizar estas com um menor tempo e reduzir os custos referentes à logística da empresa.


II – PLANILHA DE GASTOS


2.1 Análise de Custo e Despesas da "Resistex"


"[...], o sistema de contabilidade gerencial deve tentar informar custos precisos dos produtos, de modo que a fixação de preços, a introdução de novos produtos, o abandono de produtos obsoletos e a resposta a produtos rivais possam basear-se na melhor informa&cc

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Túlio Souza

    Sexo: Masculino
    Signo: Sagitário
    Livros Preferenciais para Leitura: A arte da Guerra, A riqueza das nações, Hamlet,
    Autores Peferidos: Sun Tzu, Adam Smith, Shakespeare, Nietzsche
    Area da Administração Favorita: FInanças.

    Exibir