Resenha do Texto: O Processo de Aprendizagem e a Gestão do Conhecimento em Empresas Mineiras de Vanguarda

A gestão do conhecimento é um tema que se faz cada vez mais presente na vida dos profissionais que buscam um diferencial que os faça se destacar no mercado que atuam. Quanto as organizações, organizar suas informações tem sido uma das maneiras de busca de inovação aliada a busca constante de profissionais que tenham condições de agregar conhecimento a empresa e assim fazer com que a busca por inovação se torne uma pratica diária da organização.

A gestão do conhecimento nas empresas é essencial para que ela cresça e inove cada vez mais, porém, ainda na maioria delas ainda não existem políticas bem definidas de como gerir o conhecimento, que por mais incrível que pareça, é o patrimônio mais importante. Para que a gestão do Conhecimento seja desvendada e colocada em pratica nas organizações, é necessário compreender algo que já está mais dissolvido nas empresas orientas, que é a importância de trazer para a empresa o conhecimento tácito de cada um de seus colaboradores, pois o conhecimento explicito, aquele expresso em palavras e números é somente um ponta do todo que compõe o conjunto de informações que uma empresa deve possuir. Quando a organização consegue compreender achar o equilíbrio para trazer para si o conhecimento tácito das pessoas nela envolvidas, será possível obter determinado conhecimento que uma maquina, um computador ou números não podem processar.

A partir do momento que a empresa compreende esse conceito, ela passa para uma outra etapa, que é a de transformar o conhecimento tácito em explicito para os demais departamentos e processos da organização, ou seja, o aprendizado organizacional. Segundo os autores do texto, a aprendizagem organizacional é algo bastante complexo e dinâmico não se constituindo unicamente de uma ampliação da aprendizagem individual, mas fica claro que uma organização aprende através de seus membros individuais e por conseqüência é afetada direta ou indiretamente pela aprendizagem individual. Esse raciocínio mostra o quanto é importante para o profissional de qualquer área, mais do que dominar ferramentas como Excel, Word, entre outros programas técnicos, é importante ter uma boa bagagem de conhecimentos, experiências, cultura e entre outras características pessoais que podem agregar como diferencial as Organizações. Para as empresas a busca de profissionais como esse é cada vez mais intensa e mais difícil e esse conhecimento influencia no aprendizado organizacional, pois é através do conhecimento tácito de cada colaborador que a organização passa pelo processo de aprendizagem organizacional.

Uma das principais formas de disseminação, compartilhamento e transferência do conhecimento é através da interação entre funcionários e departamentos, quanto mais a empresa promove encontros e momentos que são propícios a interação e a troca de informação, maior é a possibilidade da transferência de conhecimento tácito para a empresa. Também é importante tornar os processos da empresa mais interativos, com a participação de pessoas de áreas diferentes, assim o crescimento da melhoria é inevitável, mas para isso é de suma importância se utilizar de uma ferramenta muito utilizada na gestão de projetos, que é a formalização das lições aprendidas e assim transforma o conhecimento que seria tácito de cada colaborador em explicito registrado na organização.

Dessa forma pode-se concluir que o conhecimento tem sido a característica mais valorizada pelas organizações, pois é ele que fará com que ela se destaque no mercado principalmente pela capacidade de inovação para o profissional isso sinaliza qual será o caminho que as organizações seguirão e qual o caminho que eles necessitaram se focar para almejar uma boa carreira.

Por Diogo Cruz
Administrador em Comércio Exterior
MBA em Gestão Estratégica de Projetos
MBA em Gestão Estratégica de Logística e Produção
MBA Gestão de Negócios
Diretor Executivo da Empresa Atus Negócios Internacionais e Consultoria Ltda
Professor em disciplinas de pós-graduação e cursos de extensão em diversas instituições
www.atusni.com.br
diogo@atusni.com.br

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Diogo Cruz

    Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. MBA em Gestão Estratégica de Projetos, MBA em Gestão Estratégica de Logística e Produção e MBA em Gestão de Negócios. Administrador em Comércio Exterior. Coordenador de Núcleo na pós-graduação (Lato-Sensu) tendo como responsabilidade todos os cursos das áreas de gestão, finanças, comunicação, direito e engenharia, com sua respectiva equipe de coordenação. Trajetória iniciada como coordenador dos cursos de MBA em Gestão Estratégica de Finanças Corporativas, MBA em Gestão Tributária, MBA em Controladoria e Auditoria, MBA em Gestão Estratégica de Custos e MBA em Negócios Internacionais. Professor em disciplinas de graduação e pós-graduação (Lato-Sensu) no Centro Universitário UNA e professor em cursos de extensão e de curta duração em diversas instituições presenciais e a distancia (EAD). Sócio Diretor da empresa Grupo Atus, com mais de 13 anos de experiência na área de Comércio Internacional, com passagens em empresas de pequeno, médio e grande porte, inclusive multinacionais no setor de transportes. Participação em feiras e missões internacionais, tais como Expoferretera na Argentina, SIAL no Canadá, rodada de negócios com a África do Sul, assim como eventos nacionais e congressos. Além de forte atuação nas áreas de planejamento tributário e diagnóstico organizacional.

    Exibir