voltar para Produção Acadêmica

Redefinindo Conceitos: Um ensaio teórico sobre os conceitos-chave das Teorias de Internacionalização

As teorias podem ser consideradas como mecanismos simplificadores da realidade. Neste processo de simplificação, conceitos-chave permanecem no âmago das teorias enquanto outros são distorcidos ou ignorados. Nos estudos disponíveis sobre países em desenvolvimento, aspectos importantes são desconhecidos e os estudos de países desenvolvidos não refletem a realidade dos emergentes. Visando uma maior aplicabilidade das teorias de internacionalização em países emergentes, este ensaio teórico identifica os principais conceitos-chave do Modelo de Ciclo de Vida do Produto, da Escola Nórdica (Uppsala), Paradigma Eclético, Escolhas Adaptativas, RBV (Resource-Based View) e Modelo Diamante. São explorados os conceitos de localização, recursos tangíveis, recursos intangíveis, ambiente, escolhas gerenciais, aprendizagem e influência de agentes externos, identificando as suas interseções. Sugere-se que se avalie empiricamente, de forma longitudinal, a influência de cada conceito-chave ao longo do processo de internacionalização, objetivando a construção de teorias que reflitam a realidade de países emergentes. Advoga-se que nenhum modelo, isoladamente, consegue explicar o fenômeno.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Walter Moraes

    Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (1972), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1975) e doutorado em Management Sciences - University Of Manchester Institute Of Science And Techonology (1988). Atuou como Direitor Científico da ANPAD - Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração (2005-2008) e Diretor Acadêmico da Faculdade Boa Viagem (2006-2009). Atualmente é Professor Titular do Curso de Administração da Univesidade Federal de PernambucoTem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia empresarial, estratégia de internacionalização, competição, recursos competitivos e desempenho empresarial.

    Exibir