voltar para Produção Acadêmica

Razão da entropia nos sistemas e alternativas de soluções.

O presente artigo buscou delinear o que seja entropia e suas causas, confrontando com os fatos que ocorrem dentro das organizações. De posse de dados secundários e literatura foi -se delineando as alternativas para as variáveis restritivas ao crescimento organizacional.

A entropia é uma grandeza fisico quimica utilizada para determinar a quantidade de energia perdida em algum fenômeno natural. Sendo assim os estudos em Administração observaram que a falência das empresas, a alta rotatividade funcional, a perda de espaço na economia, eram casos que envolviam a perda de alguma coisa nas organizações. Diante dos fatos a entropia passou a ser utilizada para estudar o porque das empresas quebrarem. A 1ª e 2ª Lei da termodinâmica são as que embasam esse trabalho.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    nésio silva

    Na atualidade o que vemos é uma infinidade de receitas de bolo para administração: Como ser feliz, como alavancar suas receitas, como criar novas tendências tecnologicas, como ser feliz na empresa, etc. Sou formado em Administração e amo essa profissão. Não tenho empresa, mas trabalhei na iniciativa privada e pública, em ongs e partidos politicos, e atualmente ministro aulas de tênis, esporte que sempre foi minha paixão, e sou tutor em algumas faculdades de Brasilia. Fico preocupado com essas receitas de bolo, pois elas não tem o sabor de uma pesquisa científica, todas são apenas copia e cola de outros autores, da Administração e de outras áreas que resolvem dar seus palpites em uma área que não pode dar margem de erro, devido a concorrência e aos fatores socioeconômicos atuais. Há uma falta de pesquisas com rigor cientifico, com metodologias, com o cartesianismo, com a matemática atuando constantemente, para nortear as organizações privadas e públicas. A Administração é uma ciência social, não uma bola que se joga para todos os lados por qualquer um.

    Exibir