Qualidade e responsabilidade social: implantação de um sistema de gestão integrado em uma empresa do ramo de bares e restaurantes

O presente trabalho trata do diagnóstico, planejamento, implantação e implementação de um sistema de gestão integrado da qualidade e responsabilidade social em uma pequena empresa do ramo de bares e restaurantes. Tem o propósito de contribuir com estudos e ações que visem a adoção de boas práticas de fabricação e de gestão pelas empresas do ramo, além de diagnosticar oportunidades de melhoria no atual sistema de gestão da qualidade e analisar a cultura organizacional em relação aos conceitos de responsabilidade social.

Através de pesquisa exploratória, o estudo analisou a situação em que se encontra a empresa no que se refere à aplicação dos conceitos de qualidade e responsabilidade social em seu sistema de gestão. Apresentou propostas de ações para a integração dos dois sistemas, comparou os resultados após a aplicação do plano proposto e avaliou criticamente a implementação. Conclui-se que a implantação de um sistema de gestão integrado requer maturidade e que esta pode ser alcançada gradativamente com o tempo, desde que se trabalhe a cultura organizacional orientada para a melhoria contínua, principalmente pelas empresas iniciantes no tema, como é o caso da empresa objeto deste estudo.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    João Godoy

    Pós-Graduado em Gestão Integrada da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social. Graduado em Administração de Empresas. Coordenador da Gestão do SUAS - Sistema Único de Assistência Social - do Município de Amparo /SP. Auditor Líder da Qualidade reconhecido pelo IRCA. Experiências: gerir programas sociais, gerenciar empresa de pequeno porte, desenvolver e aplicar treinamentos com ênfase na qualidade, elaborar indicadores da qualidade, Plano de Gestão de Pessoas e Manual de Boas Práticas de Fabricação (bares e restaurantes). Gestão da Qualidade: Experiência em planejamento da qualidade, controle de documentos e registros, elaboração e liderança de programas de auditoria interna, controle de ações corretivas e preventivas, elaboração de mapas de processos, contato com certificadoras, desenvolvimento de fornecedores, elaboração de atas de análise crítica e monitoramento de objetivos e metas, auditorias de 2ª parte, validação de processos de pintura e solda, gestão de laboratório de metrologia. Técnico em Eletrônica. Líder de produção. Atuação como Presidente de ONG por 2 anos.

    Exibir