voltar para Produção Acadêmica

Propaganda testemunhal

Com o estudo da propaganda testemunhal na publicidade, constatou-se a significativa presença da retórica testemunhal em anúncios claramente não testemunhais. Essa conclusão foi baseada na análise de 329 comerciais veiculados na televisão aberta, de 03 a 14 de abril de 2006, durante o horário nobre (20h às 22h). Para demonstrar essa presença estuda-se a estrutura da propaganda testemunhal e como ela aparece em anúncios não testemunhais. Para classificação dos comerciais usa-se as especificações do Código Brasileiro de Auto- Regulamentação Publicitária. O referencial teórico foi feito baseado nas teorias da comunicação e propaganda como o estudo de modelos de persuasão, da retórica clássica e das imagens. Os resultados foram além do esperado pois apresentaramse mais complexos do que imaginou-se ao iniciar a pesquisa, desta forma é possível usar o trabalho como inspiração para novos estudos sobre este assunto.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Ligia Buchfink


    Exibir