voltar para Produção Acadêmica

Projetar de Forma Racional

Apresentar de forma sucinta os principais pontos a serem considerados na elaboração de um projeto, prezando pela racionalidade.

O Projeto bem elaborado deixa claro o que se pretende fazer, o porquê se deve fazer, e quais as reais possibilidades de obter sucesso. Além disso, constitui uma importante ferramenta de trabalho para auxiliar no planejamento, implementação e gerenciamento de cada uma de suas etapas de execução.

Introdução.

Um projeto é caracterizado por três fases, sendo elas a abertura (planejamento), a execução e o encerramento. Partindo-se do conceito utilizado pelo PMI (Project Management Institute), temos que "um Projeto é um empreendimento com características próprias, tendo início e fim previamente definidos, conduzido por pessoas, para atingir metas estabelecidas para criação de um produto ou serviço."

Para se projetar de forma racional, devemos definir o que se quer realizar, através de objetivos claros que demonstrem os benefícios que serão alcançados com a implementação do projeto. A escolha dos métodos e linguagens que serão adotados está diretamente ligada ao público-alvo que se deseja atingir.


Faz-se necessário um estudo de viabilidade e riscos para se determinar sua exeqüibilidade e economicidade.


Metas claras facilitam a visualização dos caminhos a serem escolhidos, servindo de parâmetros no desenvolver do projeto.


A utilização de métodos de avaliação deve ocorrer de forma constante e periódica durante o ciclo de vida do projeto, verificando a eficiência do método de trabalho utilizado em relação aos objetivos propostos.


Para chegarmos a um projeto bem sucedido, entendo que sua realização ocorreu dentro das expectativas de tempo, custo e qualidade, além do alcance da satisfação do cliente e a manutenção do moral da equipe elevado.

Referências

http://sites.google.com/site/ingohermannsite/elaboracao-e-analise-de-projetos

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ger%C3%AAncia_de_projetos

http://www.pmisp.org.br/recursos/e-news

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Jorge Azeredo

    Exibir