voltar para Produção Acadêmica

Práticas de ensino e avaliação em disciplinas profissionalizantes de cursos de administração: um estudo sobre formação de competências

utilizadas pelos docentes de disciplinas profissionalizantes de dois cursos de Administração de Rio Verde-GO, em relação à formação por competências proposta pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Para isso, por um lado, utilizando-se da entrevista como forma de coletar os dados, procurou-se levantar as estratégias de ensino e avaliação utilizadas por uma amostra dos docentes responsáveis pelas disciplinas de formação profissional do Administrador na cidade de Rio Verde-GO. Por outro lado, foi realizada pesquisa bibliográfica a fim de conceituar e compreender a formação de competências e as DCNs. Os resultados permitiram concluir que as estratégias de ensino e avaliação utilizadas pelos docentes pesquisados contribuem apenas parcialmente para a formação das competências exigidas pelas novas DCNs. Verificou-se, que neste caso, possivelmente é a aderência acadêmica e profissional dos docentes ao conteúdo trabalhado em sala de aula o fator preponderante na percepção de pelo menos algumas competências essenciais a formação dos futuros Administradores.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Daniel Nascimento-e-Silva

    Sou professor e pesquisador de Administração, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Atuo desde o ensino médio ao mestrado. Sou professor efetivo do Curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológico do IFAM, Campus Manaus Centro, e colaboro com diversos programas de mestrado e doutorado em várias áreas do conhecimento.

    Exibir