voltar para Produção Acadêmica

Por que você não pensou nisso antes? Conscientização da Importância do Design no Meio Empresarial

Uma reflexão acerca do que é design, onde é aplicado e qual a importância da sua utilização - em especial o design gráfico -, que desmistifica os conceitos de que design é artifício de luxo e conscientiza sobre a necessidade de investir e utilizar design como diferenciação mercadológica empresarial.

A profissão de designer gráfico evoluiu do final do século XX para o início do século XXI, segundo a adg brasil (2003), com dois acontecimentos marcantes: transformou-se em uma necessidade indiscutível da vida contemporânea, e "passou pelas transmutações próprias da era da informação".

A crescente demanda por design vem sendo moldada por uma alteração profunda no modo como o Primeiro Mundo ganha a vida: a criatividade, em suas múltiplas formas, tornou-se o principal motor do crescimento econômico (neumeier, 2010).

Nesses novos tempos, as empresas estão descobrindo as vantagens de investir na área de design, compreendendo que mais do que função estética, o design apresenta-se como uma necessidade estratégica de sobrevivência.

No entanto, muitas empresas ainda não sabem ao certo como utilizar essa poderosa ferramenta a seu favor. Assim como o design atrai uma atenção especial ao produto/serviço, ele pode passar despercebido. Por isso a importância de saber utilizar esses recursos de forma que gere benefícios, trazendo vantagens mercadológicas e revertendo todos os esforços utilizados em lucro para a empresa.

De acordo com o professor da Harvard Business School, Robert Hayes (apud kotler, 2000), "há 15 anos as empresas competiam no preço. Hoje, na qualidade. Amanhã, será no design". Esse amanhã já se faz presente, e é a importância de investir no serviço do designer que será relatada ao longo deste trabalho.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Carla Gianni

    Designer gráfica | Administradora de empresas

    Exibir