Pesquisa como instrumento de interdisciplinaridade

No último dia 22 de novembro, os alunos do segundo semestre do Curso de Graduação Superior em Gestão Tecnológica de Marketing da UNIP Araraquara, realizaram uma Discussão em Grupo na sala de aula. Também chamada de entrevista focalizada em grupo (Focus Group), consiste em uma técnica de pesquisa qualitativa em que um grupo de respondentes é recrutado na população. Os respondentes são selecionados de acordo com o perfil que se deseja pesquisar e devidamente informados sobre o funcionamento de uma DG (Discussão em Grupo), mas não podem saber o tema que será discutido. Esse “mistério” garante que nenhum deles vai se preparar previamente, além de preservar a espontaneidade das opiniões que serão emitidas durante a discussão.
As salas onde acontecem as discussões podem ser salas comuns ou especialmente preparadas. Essas salas especiais são conhecidas como salas de espelho e diferem de uma sala comum porque têm uma ligação com outra sala através de um espelho, o qual permite que se veja apenas um lado. As salas contam com equipamentos gravação para registrar a discussão. Os consumidores são informados, antes, sobre a gravação e a existência de pessoas atrás do espelho.
Em uma DG, a conversa é conduzida por um profissional chamado Moderador, que possui um roteiro para conduzir a discussão. Um bom roteiro conduz a conversa de forma que o moderador praticamente não precise interferir nos assuntos. No início, os participantes estão mais tensos e tendem a pensar muito antes de falar, por este motivo o roteiro deverá iniciar com assuntos mais impessoais. Após quinze a trinta minutos, os participantes ficam mais à vontade e suas respostas são mais espontâneas. O roteiro é organizado de forma que o grupo atinja o objetivo principal da pesquisa exatamente após uma hora de discussão. É quando o grupo está funcionando espontaneamente.
A DG realizada pelos alunos teve o tema “reciclagem” e foi feita com 12 alunos de graduação da própria UNIP. A escolha do tema se deu por conta do trabalho realizado ao longo de todo o ano nos Cursos de Gestão Tecnológica, enfocando o “desenvolvimento sustentável” — a Semana realizada pelos Cursos de Gestão em maio utilizou o slogan “reciclando consciências para um desenvolvimento sustentável” e no mês de outubro foram realizadas ações de conscientização em relação ao uso das lixeiras de coleta seletiva, recém-inauguradas na Universidade.
A discussão aconteceu no centro da sala, com os demais alunos dispostos em volta observando e ouvindo o debate, e um deles atuou como Moderador.
No próximo semestre, os alunos poderão utilizar as informações coletadas para a realização de novas ações focando a conscientização dos próprios alunos em relação ao tema “desenvolvimento sustentável”.


Cesar Augusto Cerqueira Leite
Professor de Pesquisa de Mercado do Curso de Graduação Superior em Gestão Tecnológica de Marketing da UNIP Araraquara
E-mail: cerqueiraleite@gmail.com

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Cesar Leite

    Possui graduação em Publicidade e Propaganda (2002) e Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos (Especialização). Atualmente é professor da Universidade Paulista nos Cursos de Graduação Superior em Gestão Tecnológica de Marketing e Recursos Humanos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração e Comunicação.

    Exibir