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Perguntas e Respostas - Recrutamento e Seleção

- 03 ETAPAS DE UM PROCESSO DE RECRUTAMENTO:

Pesquisa interna das necessidades.

Pesquisa externa do mercado.

Definição das técnicas de recrutamento à utilizar.

- VANTAGENS DE DESVANTAGENS DE UTILIZAR UM RECRUTAMENTO INTERNO:

Vantagens:

- Candidato já conhece a empresa;

- Menos custo de socialização;

- Menor custo de recrutamento

- É mais rápido

- É uma fonte poderosa de motivação para os funcionários.

Desvantagens:

- Pode gerar conflitos de interesses;

- Exige potencial de desenvolvimento dos funcionários;

- Não pode ser feito em termos globais dentro da organização;

- Frustração;

- UM BOM RECRUTAMENTO REQUER UM BOM PLANEJAMENTO, ELABORA UM PLANEJAMENTO EFICAZ NO RECRUTAMENTO DE UM ANALISTA DE SISTEMAS?

Um planejamento eficaz requer foco nas metas e objetivos.

A melhor técnica para atrair um candidato à vaga de analista de sistemas, ou de qualquer outra vaga no mercado de trabalho, será aquela que melhor suprir a necessidade da organização, o chamado perfil de cargo. A partir do momento que é divulgada a vaga o candidato deve sentir-se atraído para trabalhar na empresa, despertando interesse/desejo e chamando sua atenção.

- QUAIS AS CAUSAS QUE ELEVAM A TAXA DE ABSENTEÍSMO DE UMA EMPRESA? E O QUE PODE SER FEITO PARA REDUZIR ESTA TAXA?

-Doença;

- Atraso involuntário por força maior;

- Faltas voluntárias por motivos pessoais;

- Baixa motivação para o trabalho;

Supervisão precária da chefia

Políticas de RH que necessitam de ajustes;

Poderá ser oferecido incentivo aos colaboradores para que haja a redução da taxa de absenteísmo, bem como, ter uma excelente política de RH. Um dos pontos chaves é diagnosticar nos problemas e fazer seus devidos ajustes.

COMO DEFINIMOS O PLANEJAMENTO, E DE QUE FORMA ESTÃO DIVIDIDOS OS NÍVEIS E SUA ATUAÇÃO NA ÁREA DE RH?

É um processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais dentro de um determinado período de tempo. Trata-se de antecipar a força de trabalho e os talentos humanos necessários para a realização de ação organizacional futura.

ESTRATÉGICA: Mais amplo, foco no negócio da empresa, RH como consultor para direção, Provimento de competências necessárias para o sucesso e competitividade.

TÁTICA: Prepara e apoia gerentes para se transformarem gestores, preocupação com cultura organização e incremento do capital humano, terceirização.

OPERACIONAL: Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente, burocrática, presta serviços a demais setores da empresa (prover, aplicar, desenvolver pessoas);

- DE QUE FORMA O MERCADO DE TRABALHO INFLUI NO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE UMA EMPRESA?

Mercado em oferta – muitas ofertas no mercado e escassez de candidatos;

Consequências para a empresa: Elevados investimentos em recrutamento, critérios de seleção flexíveis, elevados investimentos em treinamento, ofertas salariais estimulantes;

Mercado em procura: baixos investimentos em recrutamento e seleção, critérios de seleção mais rigorosos e rígidos, ofertas salariais menores que sua política.

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    Thayse Santos

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