Percepção dos Gerentes das Organizações: Um estudo de caso nas empresas onde os alunos do 6º período trabalham

A liderança constitui um aspecto muito importante da administração, no qual é exigido dos gestores planejar e organizar, mas também, influenciar os outros a buscarem, entusiasticamente, objetivos. A ênfase atual mudou, em grande parte, dos traços para a identificação de comportamentos de liderança. Dentro dessa visão, o sucesso da liderança depende de comportamentos apropriados, habilidades e ações e não de traços pessoais. Essa mudança é importante, pois comportamentos podem ser aprendidos e modificados, enquanto que traços são relativamente rígidos. Em todas as organizações, a habilidade de seguir é um dos principais requisitos para a boa liderança. É a chave que abre as portas para as oportunidades de liderança e mantém o líder em equilíbrio com o resto da organização. Ao analisar as características dos líderes das empresas pesquisadas pelos acadêmicos do 6º período e sua relação com as empresas em que atuam, busca-se, além de traçar os perfis de liderança dos pesquisados, levar os pesquisadores a conjeturarem sobre esses estilos, tipos, características e diversos usos situacionais da liderança.

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    Rafael Sena

    Formando em Administração com ênfase em Gestão de Negócios, das Faculdades Santo Agostinho - Montes Claros/MG.

    Interesse principal: Finanças Corporativas e afins.

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