voltar para Produção Acadêmica

PARALELO ENTRE COMUNICAÇÃO FORMAL E INFORMAL DENTRO DA EMPRESA

A comunicação é uma ferramenta imprescindível nos meios organizacionais é um processo de transmissão de informações entre dois ou mais grupos de pessoas. Ela ocorre sempre sob duas formas bem definidas, a comunicação formal e a informal. A comunicação formal segue uma hierarquia dentro da empresa, respeitando sua administração, valores e objetivos. O importante na comunicação é o cuidado e a preocupação com os interlocutores na transmissão dos dados ou das informações em questão para que se obtenha o sucesso no processo desejado. Já a comunicação informal não possui regra alguma, passando até mesmo por cima dos níveis da autoridade. É por meio desta comunicação que o funcionário transmite sua satisfação ou insatisfação em relação à instituição. É caracterizada pelo processo não estruturado da informação, envolve todos os níveis da companhia e o assunto não se restringe necessariamente a questões profissionais.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Cristian Menezes

    Cristian Menezes é acadêmico de administração de empresas, pela faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), é gestor de negócios da D&A gestão e contabilidade, empresa do ramo da consultoria contábil e administrativa.

    Exibir