voltar para Produção Acadêmica

PANORAMA DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM BELO HORIZONTE: MEDIDAS DE MINIMIZAÇÃO COM BASE EM PROJETO E PLANEJAMENTO DE OBRAS

A presente pesquisa discute os impactos ambientais decorrentes da indústria da construção civil, em especial, pela geração de resíduos sólidos. Tendo como campo de pesquisa o município de Belo Horizonte/MG, a pesquisa apresenta os principais aspectos a se observar quando da gestão do entulho gerado pelas obras de construção civil, tanto no que tange a políticas públicas de saneamento ambiental, quanto no que tange ao gerenciamento das obras, desde a concepção de projeto, até as fases de reformas e/ou ampliações das edificações. A gestão dos resíduos da construção civil abordada diz respeito à criação da Resolução CONAMA 307/2002 que preconiza a não-geração de entulho. Assim, focando a questão da não-geração de resíduos, a pesquisa apresenta medidas de minimização, tendo como pressupostos, a qualidade nos processos de desenvolvimento de projetos, planejamento de obras e gestão de serviços e materiais. Numa indústria como a brasileira, que ainda não possui, efetivamente, padronizações acerca da gestão das obras, as medidas apresentadas têm como fonte, além do referencial teórico, o material levantado junto a empresas do setor que, por conta da implementação da Resolução supracitada, começam a se organizar para gerir melhor o seu entulho e reduzir os impactos que suas obras provocam no meio ambiente urbano. A pesquisa apresenta como resultados, os principais problemas e soluções existentes quanto ao assunto no município de Belo Horizonte e propõe, com base no material coletado junto às instituições públicas e privadas, algumas medidas práticas de planejamento de obras e desenvolvimento de projetos. Busca-se, assim, fomentar a problemática dos resíduos da construção civil no âmbito do saneamento ambiental e demonstrar uma das várias linhas a ser seguidas para a mitigação dos impactos gerados a valorização do projeto e do planejamento de obras.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Marcel Fraga

    Arquiteto Urbanista e Mestre em Meio Ambiente, com vasta experiência e atuação como coordenador executivo de projetos no setor de consultoria e auditoria em engenharia e meio ambiente para grandes empresas como Gol Linhas Aéreas, Vale, Wal-Mart, Governo de Minas Gerais, Telemig Celular, Nextel e Even Construtora. Gestor ambiental com conhecimentos e formação técnica em Sistemas de Gestão Ambiental - ISO 14000.

    Atualmente se especializando em Gestão de Projetos, com base nos preceitos do PMI.

    Link: http://www.linkedin.com/in/arqmarcel

    Exibir