voltar para Produção Acadêmica

OS BENEFÍCIOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES E O AVANÇO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FACULDADE ADELAMAR ROSADO – FAR.

O presente estudo tem como objetivo examinar o avanço da TI na FAR, visto que a administração de Banco de Dados é um trabalho evolutivo que vai se aperfeiçoando com o passar do tempo com a colaboração dos usuários do sistema. Em função do envolvimento das atividades diárias desempenhadas como aluno da FAR, tornou-se possível o levantamento de todas as informações e situações que facilitaram o entendimento e seus efeitos nos Sistemas de Informação nas empresas, bem como a importância do Banco de Dados nas mesmas. Um sistema de informação recebe insumos como entrada e produz informações como saída de forma confiável e segura podendo ser definida como o método para prover informação, qualquer que seja feito seu uso. Composto por cinco recursos principais: pessoas, hardware, software, dados e redes, seus produtos devem ser vistos sob a ótica da qualidade que consiste em atender três dimensões: tempo, forma e conteúdo. Dentre os softwares classificados como aplicativos para finalidades gerais, encontra-se o pacote Office que é composto por planilhas eletrônicas, editor de texto, gerenciamento de banco de dados e apresentações gráficas e multimídias. Durante a evolução do trabalho na Faculdade Adelmar Rosado - FAR em Teresina, PI, foi observado um cenário arcaico composto por somente máquinas de baixa qualidade. Atualmente conta com computadores interligados em uma pequena rede onde de qualquer ponto podem-se realizar consultas sobre a documentação de qualquer estudante. Todo o sistema foi desenvolvido no Microsoft Excel vinculado com o Microsoft Word via mala direta para a impressão das informações. Através do desenvolvimento desse Banco de Dados é possível obter informações quanto ao número de estudantes que ingressam na instituição. Essa ferramenta é fundamental para obter um maior controle de todos os processos, agilizar a busca de informações para prestar um melhor serviço aos estudantes e apoiar o planejamento estratégico na Faculdade Adelmar Rosado – FAR em Teresina.

FACULDADE ADELMAR ROSADO – FAR

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

FABIANO DIEGO PEREIRA AMBRÓSIO

OS BENEFÍCIOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES E O AVANÇO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FACULDADE ADELAMAR ROSADO – FAR.


SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 07

3. PROBLEMA 08

4. OBJETIVOS 09

4.1 Objetivo Geral 09

4.2 Objetivos Específicos 09

5. JUSTIFICATIVA 10

6. METODOLOGIA 11

7. REFERENCIAL TEÓRICO 12

8.CRONOGRAMA 16

BIBLIOGRAFIA 17

INTRODUÇÃO

O presente estudo tem como objetivo examinar o avanço da TI na FAR, visto que a administração de Banco de Dados é um trabalho evolutivo que vai se aperfeiçoando com o passar do tempo com a colaboração dos usuários do sistema. Em função do envolvimento das atividades diárias desempenhadas como aluno da FAR, tornou-se possível o levantamento de todas as informações e situações que facilitaram o entendimento e seus efeitos nos Sistemas de Informação nas empresas, bem como a importância do Banco de Dados nas mesmas.

Um sistema de informação recebe insumos como entrada e produz informações como saída de forma confiável e segura podendo ser definida como o método para prover informação, qualquer que seja feito seu uso. Composto por cinco recursos principais: pessoas, hardware, software, dados e redes, seus produtos devem ser vistos sob a ótica da qualidade que consiste em atender três dimensões: tempo, forma e conteúdo. Dentre os softwares classificados como aplicativos para finalidades gerais, encontra-se o pacote Office que é composto por planilhas eletrônicas, editor de texto, gerenciamento de banco de dados e apresentações gráficas e multimídias.

Durante a evolução do trabalho na Faculdade Adelmar Rosado - FAR em Teresina, PI, foi observado um cenário arcaico composto por somente máquinas de baixa qualidade. Atualmente conta com computadores interligados em uma pequena rede onde de qualquer ponto podem-se realizar consultas sobre a documentação de qualquer estudante. Todo o sistema foi desenvolvido no Microsoft Excel vinculado com o Microsoft Word via mala direta para a impressão das informações. Através do desenvolvimento desse Banco de Dados é possível obter informações quanto ao número de estudantes que ingressam na instituição. Essa ferramenta é fundamental para obter um maior controle de todos os processos, agilizar a busca de informações para prestar um melhor serviço aos estudantes e apoiar o planejamento estratégico na Faculdade Adelmar Rosado – FAR em Teresina.

PROBLEMA

Com o crescimento das empresas apoiado no avanço das tecnologias é cada vez mais necessário que a área de Tecnologia da Informação se mantenha atualizada, mas isso por si só não basta, é necessário que os usuários saibam operar o sistema. Isso demonstra que a informática deixou de ser opcional no currículo das pessoas.

O uso da ferramenta deixou de ser opcional e passou a ser fundamental, nos tornando dependentes das máquinas e os processos passaram a depender de novas idéias e modificações para se adequar ao volume de informações que está suportando. Todo o fluxo de documentos passou a ser controlado com o auxílio desses recursos.

Com estes termos, torna-se necessário investigar a seguinte questão:

Como avaliar o avanço dos sistemas de informação e o uso de Tecnologia da informação na Faculdade Adelmar Rosado – FAR?

OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Apresentar como os processos existentes na FAR eram de forma mecânica, analógica e lenta e a situação atual com o uso dos aplicativos de escritório Microsoft Office, ouve um maior desenvolvimento eficaz e eficiente nas execuções diárias.

3.2 Objetivos Específicos

v Descrever os processos operacionais da FAR.

v Apresentar os principais conceitos relacionados a Sistema de Informação.

v Demonstrar as informações alimentadas pelo Banco de Dados.

v Apresentar as informações que são obtidas através dos relatórios.

JUSTIFICATIVA

Um fator que colaborou para a escolha do tema foi à atividade de instrutor de informática em algumas instituições como a Compunet Informática que deixou claro como as pessoas ainda não estão totalmente integradas com os recursos da Tecnologia da Informação.

Estamos em uma nova era, a da informação. Onde quem não procura estar sempre atualizado aos avanços da tecnologia fica para traz. Somos pessoas pesquisadoras em busca sempre de um novo conhecimento, onde com o avanço da tecnologia da informação possibilita grande facilidade para aquisição deste conhecimento.

No decorrer dos cursos algumas, disciplinas despertaram maior interesse dentre elas, Sistemas de Informação, que fez refletir sobre meu curso e a área onde pretendo especializar.

METODOLOGIA

Esta pesquisa consiste na análise e leitura das obras indicadas nas referências. Assim, num primeiro momento, realizar-se-á uma ampla pesquisa objetivando a revisão bibliográfica acerca dos conceitos, definições e demais aspectos que dizem respeito aos sistemas de informações nas empresas, procurando assim contribuir para o aprimoramento do conhecimento dos estudos e experiências já existentes.

Juntamente a estas fontes está o aprendizado adquirido dentro de sala de aula nesta Instituição de Ensino, contribuindo de forma significativa para este pré-projeto.

REFERENCIAL TEÓRICO


Em um sistema, várias partes trabalham juntas visando um objetivo em comum. Os Sistemas de Informação não são diferentes, porém o objetivo é um fluxo mais confiável e menos burocrático das informações possibilitando acesso rápido às informações, garantia de integr

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Fabiano Ambrósio

    Exibir