OS BENEFÍCIOS DO TRABALHO EM EQUIPE: O FEEDBACK E A ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS COMO FERRAMENTAS ESSENCIAIS PARA O SUCESSO NAS ORGANIZAÇÕES

A gestão de pessoas nas organizações vem conquistando um espaço significativo, considerando que o capital humano é o que move a empresa. Analisaremos a administração de conflitos no trabalho em equipe, a importância do feedback nas organizações, considerando a diversidade de perfis nas organizações.

A gestão de pessoas nas organizações vem conquistando um espaço significativo, considerando que o capital humano é o que move a empresa. Esse estudo procura analisar a administração de conflitos, o trabalho em equipe, e a importância do feedback, tudo isso levando em consideração a subjetividade do ser humano. Sabemos que cada pessoa possui sua própria maneira de pensar, ver e sentir as coisas. Além disso, também têm seus valores e sua personalidade, os quais constituem a individualidade humana. A metodologia utilizada no presente artigo foi pesquisa bibliográfica. Com Quick (1995) pode-se obter como administrar conflitos em uma equipe de trabalho, Donnellon (2006) abordou o conceito de feedback e expõe formas de como criar um ambiente de trabalho harmonioso. Moscovici (2004) e Robbins (2003) discutem temas como o comportamento e a subjetividade. O trabalho em equipe motiva o colaborador, pois o prazer de trabalhar com pessoas torna o ambiente de trabalho mais agradável. Podemos notar que ocorre um aumento de produção, pois o colaborador satisfeito, autoconfiante e reconhecido dentro da organização tende a trabalhar com maior eficiência e eficácia. Podemos compreender que membros que se oferecem voluntariamente para fazer parte de uma equipe tendem a se envolver muito mais com o trabalho do que aquele que foi escolhido para fazer aquela determinada função. Falar de gestão de pessoas sem mencionar a importância do processo de feedback é inadmissível. Essa ferramenta deve ser utilizada com técnica e direcionamento para o crescimento profissional e em prol do sucesso da organização. Os conflitos interpessoais são comuns no ambiente contemporâneo. Com algumas sugestões citadas nesse artigo será possível lidar melhor com as diversas personalidades e amenizar o clima tenso que venha a surgir na equipe. Para manter um clima agradável e sem manifestação de atritos, é necessário que as pessoas deixem de agir de forma individualizada e passem a interagir como uma equipe, promovendo relações amigáveis e fazendo com que cada um procure cooperar com o outro. Mas, para isso, é preciso que cada um faça a sua parte, pois se todos não estiverem dispostos a contribuir, não se chegará a lugar nenhum. Cabe ao líder também dar direcionamento ao comportamento da equipe.


http://portal.unp.br/arquivos/pdf/cursos/pesquisa/congressocientifico/anais2010-mossoro.pdf

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    Gilza Iale

    Graduada em Administração pela Laureate International Universities, Pós Graduada em Marketing e Mídias Sociais, Professora na UnP - Universidade Potiguar.

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