voltar para Produção Acadêmica

Organizações intra-empreendedoras: Um estudo sobre as melhores empresas para trabalhar

O presente estudo avalia os aspectos que caracterizam organizações intra-empreendedoras com base em dados secundários obtidos na pesquisa anual das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. A pesquisa de 2008 incorporou novas variáveis que medem exclusivamente aspectos de intra-empreendedorismo. A pesquisa cobriu 142 mil funcionários de 552 empresas de diversos portes, localizações geográficas e segmentos de atuação. Os resultados demonstraram que os funcionários que consideram suas organizações intra-empreendedoras são os que possuem mais tempo de casa, até o ensino fundamental, altas posições na hierarquia, mais de 40 anos de idade, mais altas remunerações e do gênero masculino. Dentre as empresas, constatamos uma alta correlação entre clima organizacional e intra-empreendedorismo. Verificamos também que as empresas mais intra-empreendedoras são de pequeno porte, dos setores de serviços diversos, comércio varejista e serviços de saúde. Por fim, verificamos que as características intra-empreendedoras explicam melhor o desempenho financeiro do que o clima organizacional.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Marcos Hashimoto

    Professor de Empreendedorismo da Universidade de Indianapolis e co-fundador da Polifonia, escola de Protagonismo Criativo de São Paulo.

    Serviços de consultoria em Estratégia Empresarial, Liderança e Empreendedorismo Corporativo: http://www.marcoshashimoto.com

    Exibir