voltar para Produção Acadêmica

Oferta de crédito & Ascensão de Classes no Brasil. Verdade ou Mito?

Oferta de crédito & Ascensão de Classes no Brasil. Verdade ou Mito?

São Paulo, 3 de Agosto de 2011.

ECONOMIA & FINANÇAS

Oferta de crédito & Ascensão de Classes no Brasil. Verdade ou Mito?

Por Thiago Flores*

A priori, vou definir alguns conceitos que determinam a conclusão final. Comecemos enfatizando que o consumo é uma variável macroeconômica, logo é definido por alguns fatores, tais como propensão marginal a consumir (maior quanto menor a propensão a poupar, isto é, após a decisão de poupar, o restante é dedicado ao consumo), renda disponível (renda - imposto), consumo autônomo (consumo básico = constante) e outros fatores menos relevantes (como renda e demanda mundial).

Por outro lado, os bancos comerciais exercem papel preponderante em multiplicar a base monetária, como ferramenta da política econômica, por meio de empréstimos efetivados a partir de depósitos a vista. Com o aumento da oferta de crédito, há um aumento mais que proporcional na tomada das classes C e D em relação a A e B. Tudo se explica pela elasticidade destes consumidores. Um individuo no topo da classe é indiferente ao aumento da oferta de crédito, logo as pessoas das classes mais baixas são bem mais propicias à tentativa de obtenção do crédito (mais elásticos). Devemos lembrar que a oferta de crédito por si não aumenta a demanda.

A demanda por crédito é definida pelo aumento da renda disponível essencialmente, pois a restrição orçamentária inviabiliza a tomada de empréstimos bem como a redução da renda disponível líquida (renda - impostos - cesta de subsistência).

Lembremos também que o aumento de preços da economia também atinge mais as camadas mais elásticas, C e D. No entanto, para determinados segmentos como transporte e alimentação, que são de uso essencial (inelásticos), não há opção do não consumo.

Destarte, podemos inferir que o aumento do crédito é condição sine qua non para a ascensão, mas não é um fator determinante. Por outro lado, é incontestável o aumento da oferta de crédito, liquidez, renda, políticas publicas e geração de empregos. Eu estimo que a ascensão de pessoas dentro das classes C e D tomou um crescimento entre 20% e 25%, conforme a fonte da pesquisa, isto é, entre 20 e 25% das pessoas que estavam nestas classes, ascenderam uma classe acima. Lembro que o crescimento dos rendimentos chega a 6% ao ano, mas em termos reais, apenas 3,8%.

A geração de empregos cresceu entre 6,2% e 6,4%, de acordo com o IBGE. Estima-se que houve crescimento no "emprego informal" de 27%, segundo minhas pesquisas, elevando as taxas acima de emprego total para algo entre 7,9% e 8,2%. Estes fatores explicam entre 48% e 75% da ascensão das classes, sendo o restante (25% a 52%) explicados pelo aumento do crédito e outros fatores.

No que tange o consumo e a economia daqui em diante, atentemos ao fato de que a valorização da moeda aumenta o consumo interno por produtos importados. Com o ultimo comunicado do BC do aumento dos juros, aumenta-se o investimento direto produtivo e especulativo no mercado nacional, mantendo o real valorizado frente às demais moedas, sobrevalorizando o cambio local e por sua vez facilitando as importações, tornando-se um ciclo com efeitos diretos e outros marginais no desaquecimento da economia brasileira.

A isto adicionamos a elevação dos empréstimos compulsórios e a adoção de medidas de restrição ao crédito por parte do Banco Central, que combinadas com o aumento do endividamento do consumidor, deverão proporcionar uma evolução positiva, porém menos acelerada, do crédito ao consumidor, especialmente ao longo de 2011.

Com um consumo maior devido à renda, cambio, emprego e outros fatores, a poupança deverá diminuir e o multiplicador bancário também, impactando diretamente e marginalmente na oferta de crédito. É um ciclo de retração da economia.

Prova disso é a queda intensa da produção industrial verificada em junho se deu de forma generalizada, conforme divulgado ontem pelo IBGE e, mesmo assim, vale chamar atenção para a expressiva retração da produção de bens de capital, a despeito do forte resultado da produção de equipamentos de transporte, acendendo um sinal de alerta para o cenário positivo traçado para os investimentos, com a indústria ainda mostrando desempenho enfraquecido, levando em conta os estoques ainda elevados em alguns setores e a moderação do consumo doméstico, além da demanda mundial que tem mostrado arrefecimento não desprezível nos últimos meses.

Isso indica a maior desaceleração da economia e, portanto, ascensão das classes na base da pirâmide social.

* Thiago Flores é Administrador – EAESP-FGV, Mestre em Economia de Negócios – EESP – FGV, Mestre em Finanças – IBMEC/INSPER – SP, Consultor de empresas e CFO à FF Consult ®

www.ffconsult.com

ffconsult@ffconsult.com

twitter.com/FF_Consult

www.facebook.com/FFConsult

ffconsult.blog.com

www.youtube.com/user/FFConsult2011

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    FF_Consult FF_Consult

    FF Consult ® – www.ffconsult.com

    Consultoria Online (consultoriaonline.blog.com), Aporte de Capital, Financiamentos, Renegociação, Linhas de Crédito, Project Finance, Valuation, Business Plan, Estudos de Viabilidade, Capital de Giro, Investimentos, Injeção de Recursos, Consultoria Empresarial & Financeira, Assessoria Administrativa-Financeira, Operações Estruturadas, Estruturação de Fundos (FIDC,FII,FIP), Soluções Empresariais, Soluções Estratégicas, Estruturação de Negócios, A
    uditoria, Debêntures, M&A, CRI, Projetos em Geral, Construtoras, Infra-estrutura, PChs, Turnaround, Financiamentos Internacionais, Linhas Externas, Juros Baixos, Carência, Antecipação de Contratos e Recebíveis, Gestão de empresas, Planejamento Financeiro, Financiamento para expansão, CAPEX, investimentos e giro, Alongamento de Passivo, Redução de custo de capital, Reestruturação, Recuperação, Produtos para o Setor Público & muito mais!

    Telefone:

    11-40253878
    Morada: SP, São Paulo, Brasil

    Experimente a Consultoria Online! => Uma nova experiência a baixo custo para acesso de todos os usuários empresas e pessoas físicas como investidores, executivos e empresários - consultoriaonline.blog.com

    FF Consult ® – www.ffconsult.com

    FF Consult ® - Oferecemos soluções estratégicas, financeiras e de negócios. Temos condições de alavancar posições estratégicas com Aporte de Capital, Investimentos e Parcerias.

    Vimos por meio deste ofertar nossos serviços de Consultoria, Gestão e/ou Aporte de Capital com Funding Nacional e Internacional, com ou sem garantias imobiliárias.

    Temos uma equipe de alto reconhecimento no mercado com consultores e gestores de empresas, especializados na áreas Financeira, Econômica, Jurídica, Estratégica e de Planejamento.

    Fazemos estudos de viabilidade econômico-financeira, business plans e valuation.

    Também representamos grupos nacionais e internacionais de investidores, tendo efetuado vários trabalhos em diversas áreas de recuperação empresarial (Projetos de Turnaround), recuperação judicial e extra-judicial, gestão integrada, gestão de caixa, co-gestão, compra & venda, captação de recursos, estruturação de negócios, estruturação de operações internacionais, fundos, estruturação de projetos (também imobiliários) e outros serviços em TODOS os tipos de atividade e setores.

    Experimente a Consultoria Online! => Uma nova experiência a baixo custo para acesso de todos os usuários empresas e pessoas físicas como investidores, executivos e empresários.

    Principais serviços que executamos na sua empresa

    = Operações Financeiras Estruturadas;

    = Gestão Empresarial, Análise e Planejamento Estratégico & Financeiro;

    = Gestão Financeira e de Caixa (métricas avançadas de análise e projeção de fluxo de caixa);

    = Antecipação de Recebíveis Contratuais e não-contratuais & Capital de Giro;

    = Recuperação & Reestruturação Empresarial;

    = Renegociação de Dívidas com Otimização do custo de capital;

    = Estruturação de Negócios com Captação;

    = Soluções Estratégicas Customizadas;

    = Implementação de controles internos & Ferramentas avançadas de gestão;

    = Analise & Elaboração de Projetos (Business Plan), Valuation e Estudos de Viabilidade

    = Consultoria Online! Veja nossos planos e preços (Aqui!) -> consultoriaonline.blog.com

    Leia mais: http://www.ffconsult.com

    Vantagem Competitiva

    PROFISSIONAIS COM MAIS DE 10 ANOS DE EXPERIENCIA EM PROJETOS DE TURNAROUND E MERCADO FINANCEIRO;
    NEGOCIAÇÃO DE PASSIVO E ALONGAMENTO DO PERFIL DA DIVIDA;
    PROJETOS DE EXPANSAO;
    APORTE DE CAPITAL & GIRO;
    FINANCIAMENTOS INTERNOS & EXTERNOS;
    VALUATION & ESTUDOS DE VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA;
    MÉTRICAS AVANÇADAS DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DE EMPRESAS;
    BUSINESS PLANS;
    INVESTIDORES;
    CONSULTORIA ESTRATÉGICA & FINANCEIRA;
    DIVERSAS LINHAS PARA APORTE;
    ESTRUTURAÇÃO DE NEGÓCIOS;
    PROJETOS CONSTRUTIVOS;
    RÁPIDA ATUAÇÃO;
    ESTRUTURAÇÃO DE OPERAÇÕES CUSTOMIZADAS = MENOR CUSTO;
    FLEXIBILIDADE E EQUIPE COM FORMAÇÃO DE PONTA;
    EXPERTISE & KNOW-HOW JÁ APLICADOS EM GRANDES CLIENTES/PLAYERS


    Pacote Integrado de Valor

    Fomento à produção e Escoamento da produção;
    Estruturação de negócios;
    Venda de ativos (duplicatas e seus correspondentes produtos) & Parcerias;
    Análise 'Business', Planejamento Estratégico e Tributário;
    Consultoria Executiva;
    Desenvolvimento de projetos de expansão e novos projetos;
    Estruturação e Reestruturação de empresas (Nova Lei das Falências);
    Gestão & Auditoria Empresarial;
    Co-gestão de empresas com injeção de recursos financeiros;
    Organização de Sistemas e Métodos;
    Renegociação de Dívida e Alongamento do Passivo
    Consultoria Administrativa;
    Soluções estratégicas empresariais;
    Financiamentos para desenvolvimento de projetos;
    Securitização de recebíveis & consultoria estratégica;
    Consultoria Financeira


    Consultoria Financeira

    Captação de Recursos Internos;
    Capital de giro;
    Financiamento de máquinas;
    Empréstimos com garantia de imóveis;
    BNDES – Repasse;
    BNDES – Direto;
    BNDES – FINAME;
    BNDES – Capital de giro;
    Fomento à produção;
    Fomento de Capital de Giro – (duplicatas/faturas/mercadorias);
    Linhas de crédito em bancos comerciais brasileiros;
    Empréstimos Internacionais;
    Financiamentos internacionais para desenvolvimento de projetos;
    Empréstimos Internacionais de bancos estrangeiros;
    Linhas Externas – Investimento, Equity & Importação;
    Linhas para Agricultura, Indústria, Comércio e Serviços;
    Linhas para Construção;
    CRI, Fundos de Recebíveis e Outros.


    Operações Estruturadas

    No Brasil:
    Bancos de estruturação, investimento, desenvolvimento e Project Finance;
    Fundações;
    FIDCs – Estruturamos;
    Outros Fundos – Estruturamos;
    BNDES; FUNDAP; FINEP;
    Antecipação de recebíveis / contratos (inclusive de imobiliárias);
    Capital de giro & Financiamentos em geral;
    Estruturação de operações para compra de terrenos, infra-estrutura e construção em geral;
    Afins.

    No Exterior:
    Compra de créditos de carbono;
    Financiamento de infra-estrutura;
    Financiamento de saneamento básico;
    Financiamento especial para educação;
    Financiamento especial para saúde;
    Financiamento de Projetos (Project Finance);
    Capital de giro;
    DEG; IFC;
    Bancos de Investimento & Desenvolvimento;
    Fundos de Investimento;
    Afins.


    Prazos = Os prazos de vencimento variam entre 1 ano a 30 anos.
    Carência = As carências encontram-se entre 30 dias à 3 anos.
    Juros = Os juros variam de 4,5% ao ano a 30% ao ano.
    Business Plan = Elaboramos os projetos.
    Feasibility Study = Elaboramos os estudos de viablidade
    Valuation = Fazemos avaliação completa de empresas e negócios


    Construção, Infra-Estrutura & Project Finance
    Área, Projeto, Mercado, Geric & Recursos Financeiros


    Antecipação de recebíveis de contratos de empreitadas, contratos de vendas de unidades residenciais, escritórios, shoppings e afins;
    Financiamento a produção de imóveis residenciais, escritórios, shoppings e afins;
    Project Finance = infra-estrutura: saneamento, aeroportos, portos, rodovias, hidrovias, ferrovias e afins;
    Estruturação de projetos construtivos completos, desde a área, projetos, mercado, estudos,tipos de unidades, financiamento a produção, antecipação e afins, tanto para construções residenciais, comercias, loteamentos, galpões industriais e etc;
    Parcerias;
    Fornecemos Geric;
    Outros.


    Gestão Empresarial
    Soluções em gestão empresarial:
    – Gestão de Negócios, Planejamento Estratégico, Estratégias, Aprimoramento Comercial, Planos de Marketing, Lançamento de Produtos, Gestão de TI, Planejamento Financeiro...


    Projetos
    Elaboramos Estudos de Viabilidade Econômica & Business Plan para Operações Diretas ou Indiretas com o Sistema BNDES, FINAME, BANESPAR e Outros para Implantações, Expansões e Reestruturação de Empresas, Emitimos Carta Consulta, Escolhemos e Negociamos com Agentes Financeiros Credenciados e acompanhamos todo o processo até a liberação do financiamento. Operações diretas e indiretas.
    Escolha e negociação com Agentes Financeiros credenciados.
    Elaboração de Carta Consulta.
    Execução do Roteiro de Enquadramento, Aprovação e demais procedimentos de acordo com o perfil da instituição requerida.
    Negociação do crédito – valores, prazos, custos, contrato e liberação. Inclusive, com Bancos públicos, privados, nacionais e internacionais.


    Assessoria Administrativa & Financeira

    Assessoria Adm/Financeira & Planejamento estratégico, operacional e financeiro

    Entendimento das competências, estrutura, resultados e custos atuais
    Estratégia para captação de recursos financeiros (Capital de Giro);
    Desenvolvimento e avaliação de alternativas estratégicas;
    Modelagem financeira para decisão e valorização das alternativas;
    Desenvolver e monitorar Fluxo de Caixa (receita e despesas);
    Programa de redução de custos com fornecedores, bancos, administrativos e outros;
    Planejamento e orçamento financeiro da empresa;
    Relatórios de controles administrativos diversos;
    Acompanhamento da evolução administrativa da empresa no âmbito organizacional;
    Suportar a implementação e operacionalização de projetos;
    Gestão no campo da Administração geral; financeira; material; mercadológica; recursos humanos; organização e métodos, e campos conexos;
    Nova Capilaridade com Instituições financeiras para abertura de linhas;
    Relatórios Gerenciais diversos;
    Fazer parte da história de uma empresa de sucesso!

    Estratégia & Finanças
    Fatores Críticos de Sucesso
    Conhecer o mercado
    Forças e tendências da indústria
    Posição estratégica clara e consistente de foco de negócios
    Administração competente
    Habilidade de atrair, motivar e reter talentos
    Controle financeiro
    Antecipação de mudanças
    Valores e integridade da cia.
    Plano de Marketing
    Plano de Tecnologia
    Finanças (Planejamento do Caixa;Balanço;Origens e aplicações de recursos;Mutações do patrimônio;Gerenciamento dos custos;Notas explicativas e princípios contábeis adotadas)
    Plano orçamentário para empresas em operação (plano periódico com Goal Setting Plan & Plano para solução de problemas)

    Exibir