O uso da informática como ferramenta na docência e no processo de ensino-aprendizagem em duas escolas do município de Jaru/RO

A pesquisa teve como objetivo geral analisar como o ensino da informática está relacionado com a eficiência de aprendizado e conhecimento dos docentes nas escolas públicas e privada

Esse estudo trata de uma pesquisa realizada sobre o uso da informática como ferramenta na docência e no processo de aprendizagem em duas escolas do município de Jaru. A pesquisa teve como objetivo geral analisar como o ensino da informática está relacionado com a eficiência de aprendizado e conhecimento dos docentes nas escolas públicas e privada. Para a obtenção dos resultados utilizou-se a pesquisa de caráter exploratório e descritivo, com método dedutivo e abordagem qualitativa. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram à pesquisa bibliográfica, de campo, com amostragem intencional, e um questionário contendo 15 questões. Os participantes da pesquisa foram 27 professores. Os resultados evidenciaram se a informática atende as necessidades da educação-ProInfo, assim como a relação da teoria com a prática informacional, e formação dos professores. Observou-se que nos locais pesquisados contém o laboratório de informática, com condições distintas, e uma quantidade de 10 a 20 computadores, destacando-se ainda que o costume na utilização da informática com os alunos é mediano. Identificou-se também que o grau de formação e conhecimento na utilização do laboratório é adequado por parte da escola privada e deficitário na escola pública, evidenciando capacitação técnica e informatizada. Determinou-se também que grande parte dos mesmos não conhece nenhum curso de capacitação que tenha incentivo do governo, porém, na rede pública há um conhecimento maior do que foi o ProInfo com relação ao ensino particular. Recomenda-se o aprofundamento do uso da informática nas instituições, propiciando conhecimento e prevenção de dificuldades futuras ao uso da tecnologia.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    John Petter

    Exibir