O Treinamento como Catalisador das Competências Técnicas: Um Estudo de Caso na Empresa Computer Shopping em Sobral - Ceará

As exigências impostas pelo mercado nas dimensões econômicas, financeira, sociais, contribuem para que as organizações mantenham seus desempenhos e resultados em patamares superiores, levando então as empresas a investirem em treinamentos como resposta eficaz a esse contexto. Baseado nesse pressuposto o presente artigo tem como objetivo identificar a influência do treinamento no desenvolvimento das competências técnicas, tendo como objeto de estudo a empresa Computer Shopping em Sobral, Ceará. A pesquisa se configura como tipo exploratória e descritiva, caracterizado como estudo de caso. Para coleta de dados foram aplicados questionários estruturados com perguntas fechadas, em uma população e amostra de 06 (seis) funcionários da área técnica da empresa. Através da análise dos dados, conclui-se que há uma relevante influência dos programas de treinamento no surgimento e desenvolvimento das competências. Verificou-se, ainda, que os treinamentos contribuem no desempenho das funções à medida que provoca comportamentos, ações e focos direcionados às estratégias organizacionais, bem como dos profissionais envolvidos. Quanto ao nível de conhecimento técnico adquirido, este carece de incrementos que proporcionem mais efetividade. O que se tem, objetivamente, em linhas gerais, é que o treinamento e desenvolvimento são opções de ferramentas para gerar competências na empresa pesquisada.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    PAULO PAIVA

    Administrador, Especialista em Gestão de Pessoas.
    Experiência em Administração de Empresas - produção e exportação de rosas para a Holanda.
    Experiência em gerência administrativa-financeira, gestão de pessoas, fomação de equipes, consultoria e assessoria gerencial.
    Desempenho de atividades profissionais em serviço público municipal.
    Participação em cursos, palestras e seminários ligados à área administrativa.

    Exibir