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O PROGRAMA DE ADAPTAÇÃO E DEPENDÊNCIA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE VITÓRIA.

Esta dissertação foi desenvolvida com o intuito de pesquisar e conhecer melhor a questão da educação a distância, enfocando-se a utilização da Internet, uma vez que é o meio adotado pela Faculdade de Ciências Humanas de Vitória (ES), para a realização do Programa de Adaptação e Dependência PAD. Procurou-se descrever a importância da Educação a distância, em relação ao uso dos recursos da Internet, e experiências do Centro de Educação a Distância CEaD, no curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Humanas de Vitória (ES), com ênfase no ano de 2000. A avaliação e análise do PAD foram feitas a partir de um questionário elaborado pelos Consultores do CEaD, professores Edmar Reis Thiengo e Luiz Fernando Mello Leitão e equipe do CEaD, trabalhado no período de agosto a dezembro daquele ano. Os objetivos desta avaliação, de um modo em geral, são: verificar a faixa etária do aluno de Ciências Contábeis, pertencente ao PAD; analisar o envolvimento do aluno com este programa; avaliar o PAD para os alunos de Ciências Contábeis e identificar pontos positivos e negativos deste programa, com o objetivo de melhorá-lo. Foram selecionados alguns elementos dessa avaliação e os seus dados, tabulados por meio de planilha excel, sendo apresentados os resultados apurados em forma de gráficos, possibilitando a análise dos mesmos. Esta pesquisa demonstrou que o Programa de Adaptação e Dependência PAD, no ano de 2000, apresentou alguns problemas, principalmente, em relação à questão da interatividade, carecendo de algumas alterações que lhe darão mais qualidade, conforme sugestões apresentadas neste trabalho. Conclui-se, assim, que o PAD, coordenado pelo CEaD, da Faculdade de Ciências Humanas de Vitória (ES), representou um avanço na qualidade das disciplinas de Adaptação e Dependência oferecidas aos alunos de Ciências Contábeis, uma vez que o ambiente virtual conseguiu suprir a inexistência de sala de aula convencional, apesar da necessidade de implementação de melhorias.

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    Olírica Cunha

    Professora e Orientadora de TCC na empresa Faesa Pós-Graduação

    Professora na empresa Faesa Pós-Graduação

    Palestrante na empresa Sescon Espirito Santo

    Palestrante na empresa Educacao Fiscal Vitoria ES

    Palestrante na empresa CRC - ES Conselho Regional De Contabilidade Do Espírito Santo

    Presidente na empresa Olírica Cunha Assessoria Empresarial

    Trabalhou como Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional na empresaCRC - ES Conselho Regional De Contabilidade Do Espírito Santo

    Trabalhou como Professora e Coordenadora na empresa Faculdade de Ciências Humanas de Vitória

    Estudou Mestrado em Ciências Contábeis na instituição de ensino INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR PROF. NELSON ABEL DE ALMEIDA

    Estudou Direito empresarial na instituição de ensino Universidade Vila Velha - UVV

    Estudou Ciências contábeis na instituição de ensino UVV

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