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O ensino de "inovação" na Administração, Ciências Contáveis, Turismo e Tecnologia em Gestão: um estudo exploratório em instituições de ensino superior brasileiras

A literatura contemporânea na área de administração de negócios enfatiza a importância do ensino da inovação aos futuros profissionais das ciências gerenciais, visando capacitá-los para, também, gerir a mudança tecnológica

A literatura contemporânea na área de administração de negócios enfatiza a importância do ensino da inovação aos futuros profissionais das ciências gerenciais, visando capacitá-los para, também, gerir a mudança tecnológica. O objetivo desta pesquisa é examinar a oferta de disciplina relacionada à inovação, pelas Instituições de Ensino Superior, na área de Administração, Contábeis e Turismo, na graduação e nos cursos tecnológicos de Gestão, recomendadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, com delineamento documental. A amostra que compõe esta pesquisa foi obtida a partir da análise das instiuições que oferecem disciplina cujo título contenha o terno “Inovação”. A partir desta amostra foram examinadas as ementas e respectivas bibliografias, obtidas nos websites das instituições de ensino. Foram realizadas buscas no banco de dados do e-MEC. Para efeito de fundamentação teórica esta pesquisa está baseada na Teoria do Crescimento Endógeno e no conceito schumpeteriano de desenvolvimento econômico baseado na inovação. Assim, dadas às bases teóricas de referência e a análise dos conteúdos descritos nas matrizes curriculares examinadas, pode-se observar um distanciamento entre a emergência do debate da inovação nos cursos que visam formar os profissionais nas atividades de administração, contabilidade e turismo, em nível de graduação e nos cursos tecnológicos de gestão e suas respectivas grades programáticas. De acordo com o resultado da amostra estudada, é possível inferir que, nos citados cursos, não haja ênfase no ensino da inovação, o que induz à conclusão da existência de uma lacuna no aprendizado da gestão de empresas cujo foco de negócio seja a inovação.
Palavras-chave: Inovação; Administração; Ensino Superior; Conhecimento.

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    Luiz Almeida

    Luiz Almeida

    Resumo acadêmico Mestrado em Administração na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2013). Linha de Pesquisa: "Gestão para o Desenvolvimento e Regionalidade". Grupo de Pesquisa: Gestão para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Possui Especialização de Administração Econômica por Objetivos (1974), Especialização em Educação e Meio Ambiente (2005), Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1970) e Graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade Varzeagrandense de Comunicação Social (1995). Autor do Livro Introdução ao Direito Econômico. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2012, Coautor dos livros: Gestão para o Desenvolvimento Sustentável 1. ed. Globus/2013 e do Livro Ciência Econômica aplicada ao Tecnólogo 1. ed. São Paulo: LCBA, 2011. Professor Universitário de Economia para os cursos Direito, Jornalismo, Tecnólogo Superior, Administração, Saúde e Economia. Consultor Educacional. Consultor de Marketing Educacional para IES e Especialista em Marketing Digital. Palestrante e divulgador da Escola Austríaca. CORECON SP no. 5.697. FENAJ BRF no. 8.648. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7674706654735593

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