O comportamento do consumidor no processo de decisão de compra em relação à marca de eletroeletrônicos

Esse estudo trata de uma pesquisa realizada sobre o comportamento do consumidor junto aos consumidores de eletroeletrônicos, residentes no município de Cacoal. A pesquisa teve como objetivo geral analisar como a marca influencia no processo de decisão de compra do consumidor de eletroeletrônicos. Para obter os resultados utilizou-se a pesquisa de caráter exploratório e descritivo, com método dedutivo e abordagem qualitativa. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram à pesquisa bibliográfica, de campo, e um formulário contendo 45 questões. Os participantes da pesquisa foram 194 consumidores da zona urbana de Cacoal, com idade superior a 25 anos. Os resultados demonstraram alguns elementos que influenciam o consumidor, assim como a influência da marca e o processo decisivo. Observou-se que o estado civil e a renda são princípios primários para a escolha de um eletrônico, sendo que os mesmos quando pretendem adquirir um item pedem auxílio aos amigos ou cônjuge, destacando-se ainda que a marca torna-se um dos fatores fundamentais que determinam uma aquisição, além da qualidade, durabilidade, preço, etc. Identificou-se também que frequentemente as compras são ocasionadas para atender uma situação de trabalho, ou para comunicação, assim como consideram como fonte de informação as experiências pessoais de compras anteriores. Determinou-se também que a Samsung e a LG são as marcas que apresentam um maior valor direcionado ao cliente. Recomenda-se o aprofundamento do comportamento do consumidor partindo do público mais jovem, com idade inferior aos 25 anos, objetivando o potencial de consumo quanto à influência tecnológica adotada pelas empresas de eletroeletrônicos.

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    John Petter

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