voltar para Produção Acadêmica

O Coaching como estratégia de desenvolvimento da cultura organizacional e a formação de equipes de alto desempenho: uma visão construída através de coaches profissionais

Objetivou-se analisar como as técnicas e abordagens do coaching podem contribuir para o desenvolvimento da cultura organizacional, proporcionando a formação de equipes de alto desempenho.

O presente estudo tem como tema o coaching como estratégia de desenvolvimento da cultura corporativa e a formação de equipes de alto desempenho. Objetivou-se analisar como as técnicas e abordagens do coaching podem contribuir para o desenvolvimento da cultura organizacional, proporcionando a formação de equipes de alto desempenho. Os objetivos específicos se constituíram em relatar o perfil profissional dos coaches profissionais participantes da pesquisa, identificar com base em entrevista a inter-relação do coaching com os mecanismos de revaloração da cultura corporativa de Johann (2004), analisar as percepções dos entrevistados acerca das características das equipes de alto desempenho, comparando-as com as referências bibliográficas, e, propor estratégias de fortalecimento da cultura organizacional e desenvolvimento das equipes através do processo e técnicas de coaching. O referencial teórico foi construído com base em autores como Johann (2004), Johann et al (2015), Schein (2009) no que diz respeito à cultura organizacional. Para os pressupostos do coaching foram usados autores como Marques(2012), Paes (2012), Blanco (2006) e Garcia (2011). Tonet et al (2009), Finamor et al (2015) e Marques (2012) subsidiaram os referenciais acerca das equipes de alto desempenho. Tratou-se de um estudo de caráter qualitativo de natureza descritiva e exploratória. A coleta de dados se deu através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, através de aplicação de questionário estruturado à coaches profissionais atuantes no mercado de trabalho. Os dados foram analisados comparando os resultados das entrevistas com as referências bibliográficas. Os resultados mostraram alinhamento das respostas dos entrevistados com a pesquisa bibliográfica e permitiram concluir que o coaching pode contribuir com o desenvolvimento da cultura organizacional, proporcionando a formação de equipes de alto desempenho capazes de gerar resultados importantes para a sustentabilidade das organizações.

Palavras-chave: cultura organizacional, coaching, equipes de alto desempenho

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Jonas Laércio

    Jonas Laércio Graffunder - Administrador, Especialista em Gestão Estratégica com ênfase em Cooperativa de Saúde, MBA em Coaching e Gerenciamento de Pessoas. Possui Formação, Profissionalização e Certificação Internacional em Coaching, Mentoring e Holomentoring do Sistema ISOR, com foco em Professional, Self & Life Coaching pelo Instituto Holos, Formação em Practitioner em Programação Neurolinguística, Analista de RH Estratégico e Analista de Administração de Pessoal pela ABRH/RS. Possui experiência em processos de Gestão de Pessoas (recrutamento e seleção por competências, treinamento e desenvolvimento, endomarketing, avaliação de desempenho por competências, pesquisa de clima organizacional, inclusão de pessoas com deficiência, indicadores de desempenho). Conhecimento e experiência em ferramentas de qualidade. Atuação como avaliador do Sistema de Avaliação da Gestão (PGQP/RS) e como Examinador Líder do Prêmio Qualidade RS (PQRS). Possui conhecimento e experiência na aplicação de ferramentas de desenvolvimento pessoal e profissional através dos processos de Coaching e Mentoring. Conhecimento e experiência em Planejamento Estratégico e BSC.

    Exibir