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Narrativas e aprendizagem organizacional: reflexões a partir de debates sobre temas estratégicos entre gerentes da Companhia Imobiliária de Brasília - Terracap

O presente trabalho objetivou verificar como se constituem as narrativas entre os gestores na Terracap e quais os indícios de aprendizagem organizacional a elas inerentes. Para tanto, adotou-se, como método de investigação, a análise de conteúdo do texto transcrito de uma reunião de gerentes, que discutiram temas estratégicos da empresa estudada. O contexto vivenciado pela empresa demanda reflexões, uma vez que mantida a sua maneira tradicional de atuar, o horizonte vislumbrado apresenta riscos, até mesmo de extinção. Ao dialogarem com essa situação, por meio de narrativas, os indivíduos demonstram ter clareza quanto à gravidade do problema. A análise de conteúdo do corpus oriundo da transcrição confirmou, na relação entre narrativas e aprendizagem, a natural e mútua influência constitutiva. Entretanto, percebeu-se que, mesmo frente à conexão entre aprendizagem individual e/ou organizacional e as narrativas, tal condição não foi suficiente para favorecer à organização estudada um nível mais elevado de aprendizagem. Inferiu-se, a partir dos indícios encontrados, a presença de um tipo de aprendizagem de laço ou circuito único, não sendo possível, no momento e contexto observados verificar níveis mais profundos desse fenômeno.

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    Evandro Melo

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