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Motivos para se ter parcerias estratégicas

Confira 4 dicas do nosso Assessor de Marketing, Ewerton Cardoso Campos Rodrigues, responsável por gerenciar as parcerias da Esag Jr., sobre como conquistar parcerias estratégicas!!!

Com a velocidade que a informação circula e a tecnologia vem avançando a cada dia, a concorrência e competição, no mercado, tem se tornado cada vez mais agressiva e acirrada. Um bom exemplo disso é o caso das empresas de tecnologia, principalmente no ramo de aparelhos tecnológicos, que vem inovando constantemente durante os últimos anos e lançando e criando novos modelos de smartphones, computadores e tablets a uma frequência incrível.

E em meio a todo esse cenário competitivo você pode pensar que não há espaço para cooperação ou parcerias, mas isso pode ser algo não muito distante da realidade da sua empresa.

Quando o assunto é parcerias, há uma tendência a se pensar que elas possuem uma função quase que exclusivamente institucional e que não proporcionam nenhum benefício para a sua empresa. Mas, para que estes benefícios possam existam, as parcerias precisam ser escolhidas e estudadas com cuidado.

E para isso, aqui estão algumas dicas de como se conquistar boas parcerias:

1. Mapeie as suas necessidades, e identifique as principais

Um dos principais motivos para se formar uma parceria são as necessidades da empresa. E antes de decidir se a empresa necessita ou não de parcerias, é preciso conhecer as suas principais necessidades e desejos que se deseja satisfazer.

2. Mapeie possíveis parceiros

Pesquise empresas com as quais você gostaria de realizar uma parceria e que se identifiquem com a sua, elas não precisam ser necessariamente do mesmo ramo, o importante são os benefícios mútuos gerados pela parceria, e os desejos e necessidades que serão atendidos.

3. Estude a estratégia dos possíveis parceiros

Conhecer a estratégia de outra empresa e saber qual é a sua missão, valores, objetivos e diretrizes é essencial para se conquistar uma parceria. Procure identificar a estratégia da sua empresa em outra, pois se ambas possuem objetivos, valores e propósitos em comum e há um alinhamento entre as duas (e sua estratégia), porque não cogitar em uma parceria?

4. Dentre as empresas mapeadas e estudadas, selecione aquelas que mais se adequam a sua estratégia e apresente a elas uma proposta

Dentre todas as empresas mapeadas e estudadas, selecione aquelas que possuem a estratégia que mais se adequa à sua empresa. Desenvolva uma proposta, que seja clara e transparente de acordo com as suas intenções, para cada parceiro.

Cada empresa terá seus moldes e maneiras diferentes de se desenvolver a proposta, mas, as principais informações que devem estar contidas nela são:

- O que a sua empresa faz e porque ela faz?

- Quais benefícios estarão envolvidos para ambas as empresas, como consequência da parceria?

- Conquistas ou feitos importantes da sua empresa, como forma de garantir credibilidade;

- O que a sua empresa pode oferecer ao possível parceiro?

- O que a sua empresa busca com a parceria?

- Resumo de como a parceria irá se constituir.

Mesmo que estas sejam algumas dicas de como se pode conquistar boas parcerias, é importante lembrar que toda parceria tem que ter um motivo. Não basta ter parcerias somente pelo fato de tê-las, pois a marca e imagem da sua empresa estarão em jogo, assim como os seus clientes e os seus funcionários também.

Para mais informações: http://www.esagjr.com.br/



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