voltar para Produção Acadêmica

Mídias Sociais e Storytelling no processo de Gestão e Cocriação da Marca

A evolução da internet causou mudanças na comunicação, assim como nas relações, ou seja, passa a permitir um diálogo constante, todavia, com a diminuição do contato físico

A evolução da internet causou mudanças na comunicação, assim como nas relações, ou seja, passa a permitir um diálogo constante, todavia, com a diminuição do contato físico. Sendo assim, as empresas encontraram uma nova maneira de se relacionar com seu público-alvo, alterando o posicionamento das marcas, definida por storytelling, que levou ao objetivo deste estudo, verificar a importância do storytelling e das mídias sociais no processo de gestão da marca. Utilizou-se por metodologia o levantamento bibliográfico sobre os temas e análise do serviço Tim Beta, que permite considerar que as empresas estão começando a investir em comunidades onde os consumidores são convidados a participar ativamente, colocando sua opinião e muitas vezes ajudando a criar e melhorar produtos e serviços que atendam melhor às suas necessidades e desejos, criando relacionamentos efetivos e aumentando assim o valor de suas marcas. A marca permite a identificação de um produto/serviço e a interação com seu público por meio de suas histórias promove uma relação mais próxima e que dribla conflitos, além do fato de que os consumidores querem fazer parte do desenvolvimento das marcas e as redes sociais facilitam esse processo. A marca que conta suas histórias passa a ter mais valor para o consumidor e os consumidores querem contribuir no desenvolvimento dela. A literatura de branding reconhece o poder da narrativa para fornecer significado à marca e tem usado o storytelling como forma de acolher e aumentar o relacionamento, a contribuição de tal conceituação é oferecer um framework semântico que resolve problemas em contar histórias, demonstra a necessidade de cocriação e identificação do núcleo de uma história inspiradora.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    GRACE MARCELINO

    Pesquisadora, professora e administradora das empresas GK Marcelino Treinamentos (www.gkmarcelino.com.br) e #WayTurSP (www.waytursp.com.br). Doutoranda e Mestre em Hospitalidade, pós-graduada em Gestão de Empresas e bacharel em Turismo.

    Exibir