voltar para Produção Acadêmica

MARKETING DE RELACIONAMENTO: um estudo de caso de uma gráfica de Alfenas-MG

Este trabalho teve como objetivo analisar o Marketing de Relacionamento da Gráfica Rocha Ltda. que se situa na cidade de Alfenas, sul do Estado de Minas Gerais. Esta análise relaciona a evolução do Marketing de Relacionamento, sua definição, conceito, ferramentas utilizadas, vantagens competitivas e benefícios de implantação. Utilizou-se à metodologia com base em estudo bibliográfico, pesquisa na empresa e análises com base em experiências pessoais, para que houvesse uma melhor mensuração dos processos internos de atendimento e relacionamento com cliente. Ao final foi apresentado um diagnóstico para a Gráfica Rocha como a utilização das ferramentas de relacionamento e a mensuração de seus benefícios.... ... As empresas estão sujeitas a uma enorme pressão por parte da concorrência, a pressão para baixar os preços, lançar melhores produtos, reforçar percepções sobre as soluções atuais e sobre a própria empresa. A criação e manutenção de relações duradouras e rentáveis com os clientes é o principal objetivo das empresas que sobrevivem no mercado competitivo de hoje. Por este motivo a necessidade de conhecer estas características, atitudes e mudanças de comportamento, fez com que Gráfica Rocha procurasse um estagiário que os orientassem quanto à utilização das ferramentas de marketing, pois seu posicionamento atual é basicamente técnico e sendo assim não se alcança uma boa eficácia no relacionamento, empresa x cliente. Neste contexto competitivo, a agilidade das ferramentas de marketing assume um papel fundamental, pois através delas a comunicação com o mercado se torna mais ágil e eficaz, permitindo o posicionamento correto dos próprios produtos e serviços, relativamente aos da concorrência. As ferramentas de marketing utilizadas com clareza e de conformidade com os colaboradores da empresa tornarão mais fáceis, o entendimento de seus benefícios junto aos seus produtos e clientes. Por este motivo o trabalho enfoca especificamente, o processo do Marketing de Relacionamento no processo de aquisição e fidelidade de clientes.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Alexandre Miranda

    Exibir