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Marketing de guerrilha como estratégia de posicionamento para pequenas e médias empresas

Hoje os meios de comunicação encontram-se saturados de informação, todos querendo um espaço para chamar a atenção no pouco tempo disponível das pessoas. O marketing de guerrilha surge como alternativa à comunicação de massa, com o pensamento de que o alvo quando menor, melhor, propaganda de alto impacto e armas como marketing de emboscada, marketing viral, memes, intervenção urbana, entre outras, são a sua marca. Assim sendo, este trabalho busca demonstrar por meio de revisão bibliográficas como pequenas e médias empresas também são capazes de entrar na concorrência com os gigantes, objetivando um bom posicionamento no mercado. Mas para isto, necessitam de uma boa dose de criatividade e das armas da guerrilha. Essas táticas além de oferecerem muitas chances de sucesso vêm acompanhadas pelo baixo valor de investimento, o que difere do marketing tradicional, que não deve ser deixado de lado, apenas enxergar novas maneiras de se colocar em evidência, tendo em mente que qualquer mudança pode significar novas oportunidades de lucros desde que bem selecionadas para melhor se adequarem à empresa. Imaginação, inovação e dedicação são os pilares da estratégia do marketing de guerrilha. || Nowadays, the medias are totally saturated of ads, all trying to gain ground to draw attention in the short time available of the people. The guerrilla marketing came as an alternative to mass communication, considering a smaller and more specific target, is better, high impact ad and weapons such as ambush marketing, viral marketing, memes, urban intervention and the like, are its characteristics. Thus, this paper seeks to demonstrate by bibliographic review how small and medium enterprises could enter on competition with the giants of market, to try to get market positioning. Nevertheless, it will need a lot of creativity and the weapons of the guerrilla marketing. These tactics beyond offering much more chances of success are followed by low-value to investment and it differs from the traditional marketing. Which shouldn’t be overlooked, but seen as a new way to put yourself on evidence, by keeping in mind, that any changes may represent new opportunities of profits, provided they are well selected to suit to the company. Imagination, innovation and dedication are the main foundations of the strategy in the guerrilla marketing.

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    Mariana Machado

    Graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis de Itapetininga (2014)

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