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Marketing de guerrilha como diferencial competitivo para às micro empresas

Esta pesquisa busca mostrar conceitos, ações e estratégias de marketing de guerrilha, mensurando a sua aplicabilidade e abrangência em relação aos meios de comunicação do marketing tradicional. Verificou-se que, muitas empresas não investem em marketing devido a não dispor na maioria das vezes de recursos financeiros suficientes. Aliado a esse fato, o empresário tem receio de fazer um demasiado investimento em um determinado meio de comunicação e esse por sua vez não trazer as vendas esperadas o suficiente para cobrir os custos de tais investimentos, bem algum retorno financeiro. Os resultados revelam que, a principal vantagem competitiva do marketing de guerrilha está exatamente no pouco ou nenhum investimento que o empresário precisa realizar para executar tais ações. Além disso, tais ações se mostram ainda mais promissoras, uma vez que a sua capacidade de chamar atenção do publico alvo, consegue ser maior do que as ações de marketing convencional, devido exatamente a forma inusitada como a mensagem é transmitida ao cliente. Outro fator também relevante é a aplicabilidade das ações que, com poucas pessoas e em apenas alguns dias horas, é possível planejar e executar com eficácia uma ação de marketing de guerrilha.

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    Augusto Júnior

    • Coordenador Acadêmico dos cursos de graduação em: Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas e professor universitário na Faculdade Dom Pedro II • Professor de MBA (pós graduação) em finanças e controladoria na UNIBAHIA; • Professor de administração na FACE (Faculdade de Ciências Tecnológicas); • Professor Gestão de Finanças no SENAI; • Especialização em Educação Superior e Marketing com Gestão Estratégica – Universidade Cândido Mendes / 2013; • Administrador de Empresas CRA-BA: 21.619. • Bacharel em Administração de Empresas – FIEF / 2010; • Empresário; • Atual Diretor-Presidente da ONG Somando; • Atuou como Gestor Comercial por três anos na EBAL – Empresa Baiana de Alimentos S/A; • 4 anos de experiência na MICROLINS – FRANQUIA JEQUIÉ como professor titular de cursos nas áreas de atendimento, administração, vendas além de palestras de orientação profissional; • 6 meses como gerente comercial na MICROLINS – FRANQUIA JEQUIÉ; • 10 anos de experiência na área de treinamento de jovens e adultos, responsável pela qualificação de mais 13.000 (treze mil) pessoas nas regiões de: Jequié, Salvador, Cachoeira, Dias D’Villa, Camaçari, Candeias, Itaparica, Simões Filho; • Atuou como professor de “oratória e técnicas de debate e dialética erística” no centro acadêmico de direito da Faculdade Dom Pedro II – Salvador; • Elaboração e coordenação de projetos sociais em Salvador; • Prestou consultorias em diversas empresas de Jequié e Salvador; • Estudioso nas áreas de: marketing, comportamento humano, empreendedorismo e comunicação verbal;

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