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MARCA CORPORATIVA: Um estudo bibliométrico realizado no European Journal of Marketing

As marcas corporativas têm sido utilizadas pelas grandes organizações como um meio de obter vantagem competitiva perante seus concorrentes, pois possibilitam a criação de vínculos de longo prazo com seus stakeholders, bem como facilitam a aceitação do consumidor sobre outras novas marcas de produtos que estejam sob a responsabilidade daquela marca corporativa. A marca corporativa também minimiza o risco de prejuízos que possam ocorrer por problemas nas marcas de produtos já existentes e ou na introdução de novas marcas de produto. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar os artigos científicos publicados nos anais do European Journal of Marketing, no período de 2005 a 2014 que tratam a respeito de Marca Corporativa. Para realização do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliométrica, descritiva e quantitativa. O instrumento de coleta de dados foram dados secundários, obtidos de 36 artigos, que foram instituídos em uma planilha no software Excel. Os dados foram abordados e apresentados em forma de Quadros com a frequência absoluta e correlação de Pearson. Também foi analisada a rede colaborativa de coautorias pelo sistema UCINET. Os principais resultados encontrados foram que os autores John M.T. Balmer e T.C. Melewar tiveram o maior número de coautorias com 3 cada um deles, enquanto a instituição que se destacou com 4 ramificações foi a Brunel University. O autor John M.T. Balmer obteve maior número de publicações e participou em publicações atingindo também o maior número de coautoria. Destaca-se a temática Atributos da Marca Corporativa, a maioria dos artigos nesse estudo. A instituição que mais se destacou pela quantidade de publicações desse estudo foi Brunel University. Finalmente, esse trabalho pode ser uma referência para confecção e indicação de novas pesquisas acerca dos estudos de Marca Corporativa em outros periódicos científicos de renome internacional, ou até mesmo para verificar como a temática de marcas corporativas vem se desenvolvendo na produção cientifica brasileira.

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    Ketlin Mandel

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