*/}

voltar para Produção Acadêmica

Longevidade empresarial: MPEs a uma taxa de sobrevivência atípica

O presente estudo buscou analisar dez empresas de micro porte do setor de varejo, na cidade de São Bernardo do Campo/SP, que estão em atividade até o presente momento e que conseguiram superar e vencer as taxas de mortalidade empresarial e a predatória concorrência mercadológica

A quantidade de micros e pequenas empresas que encerram suas atividades no Brasil antes de dois, três ou cinco anos chega a taxas de mortalidade que se aproximam dos 75%. O presente estudo buscou analisar dez empresas de micro porte do setor de varejo, na cidade de São Bernardo do Campo/SP, que estão em atividade até o presente momento e que conseguiram superar e vencer as taxas de mortalidade empresarial e a predatória concorrência mercadológica. A investigação iniciou-se pelo ABC paulista, além de um levantamento no SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e na JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo) para descobrir a quantidade de micros e pequenas empresas que estavam em atividade e que foram inauguradas entre 2006 e 2007. A discussão sobre o tema da longevidade empresarial, ou seja, entender quais foram as capacidades que algumas empresas tiveram para manter-se operante por tantos anos foi fator decisivo para o estudo. O objetivo central foi verificar a forma de administrar e conduzir os negócios destes dez empresários que fizeram com que suas empresas tivessem sobrevida no mercado. Este estudo desenvolveu uma pesquisa exploratória para formatação do referencial teórico e uma pesquisa de campo qualitativa a partir de uma amostra não probabilística, por cota, com entrevistas em profundidade.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Claudio Moraes

    Claudio Moraes

    Palestrante Profissional. Trabalha com Educação Corporativa e Formal, ajudando empresas e pessoas na melhoria de desempenho em vendas e no atingimento de objetivos e metas, capacitando-as para aprimorar resultados pessoais, operacionais e financeiros por intermédio de palestras, treinamentos e desenvolvimentos, com criação de conteúdos dinâmicos e personalizados.Faz parte da inciativa Empreendedores Compulsivos.Missão: “Devolver” à sociedade pessoas, ao fim de cada ciclo, melhores e mais capacitadas do que quando chegaram a mim.Propósito: Conectado para conectar.“Buscar incansavelmente a melhoria contínua e compartilha-la com todas as pessoas que estão ao meu redor e fazem parte da minha rede de relacionamentos”.Visão: Tornar-me um referencial na Educação e na humanização do chamado mundo corporativo pela contribuição na formação de cidadãos melhores.Formado pela Escola de Palestras do Professor Reinaldo Polito e pela Academia do Palestrante.Autor de cinco livros e mais de dez artigos acadêmicos.Atua em parceira como Consultor e Facilitador com as maiores consultorias de Educação Corporativa do país, a HSM-ACAD,Integração Escola de Negócios e a Kuratore, em clientes de grande porte e multinacionais abordando temas como: Objetivos e Metas, Foco em Resultados, Marketing, Vendas Consultivas, Vendas Complexas, Atendimento ao Cliente, Comportamento, Técnicas de Negociação, Multiplicação de Formadores, Mercado e Concorrência, Técnicas de Vendas, Espiritualidade, Empreendedorismo e Auto conhecimento, Varejo.

    ExibirMinimizar
    CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.