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INOVAÇÃO:DO PROCESSO DE CONCEPÇAO AO MERCADO.UM MAPA DESTE PERCURSO

Competir pelo futuro é competir por novas oportunidades de mercado e não apenas por fatias de mercado adicionais. A vantagem competitiva para o futuro focaliza a capacidade de criar produtos e negócios fundamentalmente novos, isto é, um compromisso de criação de novos negócios e novos produtos. A proposta contempla uma visão sistêmica, estratégica, tática e operacional da trajetória de uma inovação desde o processo de concepção, pesquisa, desenvolvimento, planejamento e conquista de mercado, seja um produto, serviço ou processo. O percurso contempla os principais fatores que impactam toda essa dinâmica: políticas públicas, incentivos, investimentos, estratégias, que transpõem as barreiras do conhecimento, da criatividade e do empreendedorismo.

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    Telma Ragonezi

    Mestre em Engenharia da Produção pela UFRJ, MBAE em Organização e Negócios pela UFRJ e Pós Graduada em Administração Financeira pela UNA-MG. Graduada em Administração e Ciências Contábeis pela PUC-MG. Integrante do Centro de Referência à Inovação (CRI) da Fundação Dom Cabral, e da Escola Nacional de Tecnologia Industrial (Entib) da Sociedade Brasileira de Metrologia SBM-RJ. Atua como consultora ad hoc de mérito técnico-científico, viabilidade econômica e mercadológica. Larga experiência no desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica para empresas e instituições de ensino e pesquisa, na estruturação de Planos de Negócios e Estudos de Viabilidade Técnica Econômica Comercial de projetos em várias áreas do conhecimento, envolvendo o diagnóstico, mapeamento de processos, captação de recursos junto a investidores, instituições financeiras, fomento e de pesquisa.

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