voltar para Produção Acadêmica

INOVAÇÃO UM DESAFIO PARA AS MPE´s NO BRASIL

O mundo passa por transformações em praticamente todas as atividades humanas, o que inclui o universo empresarial. Sistemas de produção foram e são modernizados, novos mercados surgem, as informações se multiplicam e o consumidor fica cada vez mais exigente. A globalização derrubou as fronteiras. O que acontece em um extremo do mundo repercute no outro. Mas se, por um lado os mercados se ampliam, pelo outro, a competição cresce. O objetivo desse artigo é apresentar um estudo sobre a capacidade empreendedora nesse novo cenário, a força da inovação e da criatividade e a forma de gerenciamento das mudanças e adaptações necessárias para que a organização se mantenha no mercado. Mostra que o empreendedor tem que desejar criar uma organização com uma missão definida e clara, que ele precisa ter a habilidade de gerar valor continuamente sobre seus produtos e serviços; e que nenhuma organização quer perder investimentos, não satisfazer seus acionistas e criar uma má imagem perante seus consumidores. Por isso a inovação deve basear-se e orientar-se em torno do cliente, buscar a inovação sem o foco no consumidor produz, muitas vezes, inovações sem utilidade, das quais o consumidor não necessita. Os mercados que estão em crescimento são geralmente turbulentos e imprevisíveis, o resultado de tudo isto é que as organizações têm que repensar radicalmente sua abordagem à inovação e ao lançamento de novos produtos. O sucesso depende de criar um valor pelo qual o consumidor esteja disposto a pagar. A maior parte dos empreendedores necessita de um pouco de criatividade. Sua principal função é aplicar criatividade na estruturação de um negócio em torno de uma oportunidade, é ser diferente e inovador perante o mercado. Ser diferente não significa necessariamente ser capaz de criar valor. Para que isso ocorra, é necessário que a inovação se constitua como vantagem competitiva. Por isso, este artigo discute condições em que a inovação se transforma numa vantagem competitiva que permita às empresas identificarem, de fato, a sua capacidade diferenciadora. Palavras chave: Empreendedorismo, Criatividade, Inovação, Competitividade, Micro e Pequenas Empresas

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Célio Campos

    Exibir