voltar para Produção Acadêmica

INOVAÇÃO DO AMANHÃ

Inovar é uma Arte, é a criação de algo impensável por todos, é a apresentação evolutiva que trás a facilidade e mudança.

Quando pensamos em inovar. Sempre pensamos como vou inovar? Como fazer isso ser melhor do que já é? Ou melhor, como criar algo que não criaram e ainda nesse mundo onde tudo praticamente já existe?

Se eu falar que inovar é fácil, 99% vai dizer que estou 100% errado! Que é incabível dizer isso sendo que hoje em dia o que mais se busca e com o que mais se gasta é inovação. Sendo um exagero dizer que é fácil inovar, pois bem, ainda tenho certeza e digo novamente, que inovar não é tão complicado, o que complica são as pessoas a sua volta e a pressão no aspecto de que "você tem uma semana", para inovar/resolver essa situação ou melhorar esse produto, em fim, inovar é uma Arte que se desenvolve naturalmente, algumas empresas conseituadas aprenderam que em um ambiente aberto, livre das pressões e diferenciado do aspecto emprego/trabalho/empresa, facilita a criatividade, assim podendo dar assas a imginação dos desenvolvedores.

Todavia, inovar ainda é custoso. Mas agora vou explicar como ser um inovador e ter sempre uma idéia "inovadora", a cada dia.

Primeiro, inovar requer conhecimento, não basta ter uma comissão de gênios profissionais, mestres e afins mas sim pessoas com conhecimento geral, você pode por um proficional formado, pós-graduado, mestrado em administração onde ele sempre se dedicou leu 500 livros, que ele vai dizer que inovar é complicado e custoso por "N" fatores financeiros, tempo, materiais, pessoas e assim por diante.Mas coloca alguém inocente mas com conhecimentos de tudo um pouco não sempre proficional em nenhum, mas conhecendo exemplo: Carro, marcas, saber desenhar um pouco, andar de bicicleta, praticante de esporte em geral, gostos variados para música, filmes, culinária, saber cozinhar o básico, saber o básico de algumas línguas e sobre a área. Pessoas com conhecimentos gerais serão o futuro, pois saberão sair de qualquer situação não importa qual, somente pelo seu conhecimento que ajuda a dar ideias e inovar métodos que alguém que atua na área há muitos anos nunca imaginou, pois essas pessoas de conhecimentos gerais conhecem mais gostos, jeitos, técnicas, meios aplicados em várias partes por onde ela pode utilizar e mixar esses conhecimentos para inovar.

É como um vendedor, que sabe vender, ele trabalhou a vida toda vendendo, tem 30 anos de conhecimentos de venda, ele já passou por muitos lugares, vendeu muitas coisas, e no momento está vendendo carros, e um dia vem um mecânico com conhecimentos de (eletrônica, mecânica, funilaria e pintura), e se torna vendedor da mesma loja, ele não sabe vender, mas é determinado a fazer isso pois a mecânica em que trabalhava faliu.

O vendedor inicia uma venda onde o cliente não se convenceu com as tentativas de vendas do profissional, então vendo isso o mecânico foi até o lugar e perguntou para o cliente se ele poderia demonstrar o veículo, assim com seus conhecimentos de clientes satisfeitos e insatisfeitos na mecânica onde trabalhou, ele aprendeu coisas que jamais o vendedor saberia. Assim ele informou a qualidade do carro e funcionamentos, mostrando a qualidade do "produto" o carro, de uma forma que o cliente se interessou pelos aspectos gerais e vantajosos que o veículo tinha, não só na manufatura, como sua manutenção, segurança mecânica e baixa manutenção.

O que, quero dizer é, pessoas com conhecimentos diferentes tem uma visão onde profissionais da área, não vê! Essas pessoas são as mais valiosas no mercado e são as pessoas que inovam o mundo.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Rodrigo Prendim

    Não me estendendo, me descrevo como detalhista e criativo, gosto de desafios onde posso explorar minhas capacidades e também descobrir falhas. Procuro sempre olhar as coisas pelo lado positivo e preparando o lado negativo para não ser surpreendido por algo, mas quando acontece, procedo ativamente para resolver sabendo que nada é impossível, e sim contornável.

    Gosto de fazer muitas coisas, como esportes, viagens para conhecer cidades e culturas, gosto de tecnologia e aprender.

    Exibir