*/}

voltar para Produção Acadêmica

Governança corporativa: uma visão sob a teoria da agência

O presente artigo apresenta, sob a visão da Teoria da Agência, que o engajamento da empresa em outras atividades gera um problema de agência, ou seja, conflitos entre os interesses do principal que é o acionista, e o gestor, que é o agente

O presente artigo apresenta, sob a visão da Teoria da Agência, que o engajamento da empresa em outras atividades gera um problema de
agência, ou seja, conflitos entre os interesses do principal que é o acionista, e o gestor, que é o agente. A metodologia utilizada foi incialmente
a bibliometria sobre a Teoria da Agência em artigos nas revistas Revista de Administração Contemporânea - RAC, Revista de Administração
de Empresas - RAE e Revista Organizações em Contexto - ROC e posteriormente a revisão bibliográfica sobre o tema, o que proporcionou um
material para entender que os problemas de agenciamento geram custos substanciais para as organizações e podem ter seus impactos reduzidos com a Governança Corporativa.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Claudio Moraes

    Claudio Moraes

    Palestrante Profissional. Trabalha com Educação Corporativa e Formal, ajudando empresas e pessoas na melhoria de desempenho em vendas e no atingimento de objetivos e metas, capacitando-as para aprimorar resultados pessoais, operacionais e financeiros por intermédio de palestras, treinamentos e desenvolvimentos, com criação de conteúdos dinâmicos e personalizados.Faz parte da inciativa Empreendedores Compulsivos.Missão: “Devolver” à sociedade pessoas, ao fim de cada ciclo, melhores e mais capacitadas do que quando chegaram a mim.Propósito: Conectado para conectar.“Buscar incansavelmente a melhoria contínua e compartilha-la com todas as pessoas que estão ao meu redor e fazem parte da minha rede de relacionamentos”.Visão: Tornar-me um referencial na Educação e na humanização do chamado mundo corporativo pela contribuição na formação de cidadãos melhores.Formado pela Escola de Palestras do Professor Reinaldo Polito e pela Academia do Palestrante.Autor de cinco livros e mais de dez artigos acadêmicos.Atua em parceira como Consultor e Facilitador com as maiores consultorias de Educação Corporativa do país, a HSM-ACAD,Integração Escola de Negócios e a Kuratore, em clientes de grande porte e multinacionais abordando temas como: Objetivos e Metas, Foco em Resultados, Marketing, Vendas Consultivas, Vendas Complexas, Atendimento ao Cliente, Comportamento, Técnicas de Negociação, Multiplicação de Formadores, Mercado e Concorrência, Técnicas de Vendas, Espiritualidade, Empreendedorismo e Auto conhecimento, Varejo.

    ExibirMinimizar
    CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.