voltar para Produção Acadêmica

Globalização da economia na qualidade

Com a globalização os consumidores tem ficado mais exigentes referente a qualidade dos produtos pois como há uma grande variedade de produtos e marcas no mercado, então o consumidor procura aquele que tenha um bom preço más também com alta qualidade

Globalização da economia na qualidade

Com a globalização os consumidores tem ficado mais exigentes referente a qualidade dos produtos pois como há uma grande variedade de produtos e marcas no mercado, então o consumidor procura aquele que tenha um bom preço más também com alta qualidade.

Baseado nesses consumidores exigentes as empresas não podem ficar paradas e planejar sua estratégias para não perderem esses clientes. Então ela precisa investir alto.

Para aumentar a qualidade de seus produtos as empresas terão que aumentar seus gastos e isso gera uma mudança na economia da empresa, tendo que contratar mão de obra especializada e qualificada, essa mão de obra qualificada não é barata pois os salários são mais elevados em relação aos de menor qualificação técnica.

O mercado de trabalho é muito competitivo e aquele que tem a experiência e o conhecimento teórico graduado se destaca e acaba se tornando um investimento para a empresa mesmo que economicamente seja caro, à longo prazo a especialidade trará lucros futuros.

Os custos de produção estão também nos processos de produção pois para produzir produtos de qualidade todos os equipamentos devem estar em perfeitas condições de funcionamento sendo que para isso as manutenções preventivas devem ser constantes, os equipamentos de medições aferidos em intervalos menores, prevenindo assim os desperdícios de tempo e matéria prima.

Os custos de uma produção tem influencia positiva e negativamente já que os produtos bem aproveitados numa produção sofrem menor custo de produção e as que requerem retrabalho aumenta o custo de produção e os que não se podem aproveitar e viram sucatas, esses são perdas totais sem ganho nenhum para a empresa gerando no final das contas uma tragédia economicamente falando.

Paras evitar esse tipo de perdas há a necessidade de pessoal qualificado para poder controlar os processos e evitar tecnicamente os erros que possam gerar prejuízos.

Sabemos que há muitas vagas de empregos más existe a falta de mâo de obra qualificada que atendam as necessidades da empresa. A empresa procura uma pessoa qualificada buscando melhores resultados e assim ter uma economia crescente.

O planejamento na qualidade dos produtos é muito importante já que a empresa tem que pensar no valor agregado da matéria prima que sofre muitas variações devido a cotação de moedas estrangeiras, as empresas necessitam de cuidados nos processos e ter um máximo controle de qualidade para que erros não afetem seus custos e torne a industrialização inviável desses produtos.

Concluo que a economia no processo industrial e no gerenciamento da qualidade está ligado diretamente e para que a empresa tenha uma economia estável é necessário ter controle sobre o processo do início ao fim, visando a melhoria contínua e evitando desperdícios com custos gerais de processos, mão de obra, acidentes etc.

Nome: Laureci Ribeiro

Área: Humanas

Formação: Gestão da Qualidade

Universidade de Mogi das Cruzes UMC

Email:laureci.ribeiro@ig.com.br


Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Laureci Silva

    Exibir