voltar para Produção Acadêmica

Gestão por competências no serviço público: uma estratégia em gestão

Trabalho de conclusão de curso de Especialização a Distância apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão Pública

Devido às constantes mudanças no meio organizacional, torna-se necessário aperfeiçoar e integrar novos modelos de gestão. A Gestão por Competências é uma área bastante relevante na moderna concepção de Recursos Humanos dentro das empresas, pois tende a aproximar os objetivos individuais e organizacionais. O modelo propõe novos métodos de Gestão de Recurso Humanos, integrando competência, desenvolvimento e desempenho. No entanto, ainda existe uma demanda por estudos nesta área no que diz respeito às Instituições Públicas. O setor público pode agregar vários exemplos encontrados entre os entes empresariais privados, observando-se as peculiaridades do ambiente, pois a administração pública é uma área distinta e com foco em resultados satisfatórios para a coletividade, abstendo-se da preocupação que uma empresa privada tem com o alcance do lucro como ponto primordial de seu negócio. Importante observar que as pessoas são parte essencial em qualquer empresa, não importando o ramo de atuação, e, neste sentido, desenvolver a Gestão por Competências dentro do setor público, entende-se como satisfatório para melhoria dos processos do setor de RH que ainda é pouco difundido nesta área pública em especial. O desenvolvimento do presente trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Cesar Vargas

    Sou formado em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI- Santiago. Possuo especialização em MBA Gestão de Recursos Humanos e Gesão Pública. Sou formado em dois Cursos Técnicos, estes antecederam a minha entrada na universidade, estes na área da Informática e da Contabilidade respectivamente. Possuo Experiência no setor Publico, onde atuei em duas Prefeituras na região Central do Rio Grande do Sul. Fui colaborador do Sistema Cooperativo Sicredi e hoje sou funcionário do Banco do Estado do Rio Grande do Sul - Banrisul. Minha área de interesse e a Gestão de Pessoas e Gestão de Riscos. Pretendo fazer carreira no Banrisul, nas áreas de meu interesse.

    Exibir