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GESTÃO DO CONHECIMENTO: o papel da secretária na geração de conhecimento empresarial e no processo decisório do executivo.

Esta pesquisa teve como principal objetivo identificar como os profissionais do Secretariado Executivo gerenciam as informações adquiridas ao longo da rotina de trabalho e como se dá a transmissão dessas informações ao executivo que assessora e demais departamentos da empresa, verificando desta forma qual é a participação deste profissional na gestão e criação do conhecimento empresarial e no apoio a tomada de decisão dos executivos. A preocupação com este tema surgiu a partir da constatação de que as empresas necessitam cada vez mais utilizar o capital intelectual como vantagem competitiva e como suporte para decisões mais eficientes. O presente trabalho apresenta-se como uma pesquisa exploratória e explicativa e se desenvolveu através da análise de conteúdo de questionários aplicados em Secretárias Executivas e em alguns Gestores. A análise, aliada ao referencial teórico apresentado, oportunizou a verificação de como as Secretárias Executivas estão inseridas nos Processos de Gestão do Conhecimento e Tomada de Decisão nas empresas.

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    Mariana Riccordi

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