voltar para Produção Acadêmica

Gestão de pessoas em foco

Atualmente um dos termos mais discutidos em todas as áreas empresariais se refere ao que diz respeito à Gestão de Pessoas – GP. Há várias menções sobre o mesmo, e muitos acreditam que a simples aderência do termo virá a solucionar todos os problemas existentes nas mais diversas áreas funcionais e departamentos da organização, quando em muitos casos passa a ser mais um modismo dentro da empresa.

A GP vem ganhando cada vez mais espaço nas organizações, conseguindo mudar os rumos da Administração tradicional passou-se então a valorizar primordialmente seu capital humano e intelectual. Para se alcançar uma GP de sucesso faz-se necessário a total enquadramento no que se refere à cultura e estrutura organizacional, o contexto ambiental em que está inserido, enfim precisam estar claros os objetivos, missão e visão que norteiam a organização a fim de promover uma maior aculturação empresarial.

Ressalta-se um duo existente em GP e que é de extrema importância para a mesma – pessoas e organizações. Estes se completam em todos os sentidos, uma vez que a sobrevivência de uma depende do bom andamento da outra. As pessoas passam boa parte de sua vida dentro de organizações, prestando seus serviços, vendendo sua força de trabalho, seu capital intelectual e humano em prol de uma moeda de troca tais como, em valores monetários, para atingir seus objetivos pessoais e individuais.

Para que a GP exerça seu papel na organização faz-se necessário conscientizar a todos que o melhor caminho é manter o que de melhor possui e que é sua essência o capital humano, pois, as pessoas são capazes de conduzir a empresa a seus objetivos estratégicos, gerando mudanças, riqueza e valor.
"Você pode sonhar, projetar, criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas é preciso pessoas para tornar o sonho realidade". Walt Disney

Por: Letícia Mendes Oliveira – Graduando em Administração – Universidade Federal de Viçosa/CRP.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Letícia Oliveira

    Sou uma pessoa determinada de espirito empreendedor. Sigo meus ideais e defendo-os partindo de bases sólidas.
    Pretendo me tornar não apenas mais uma profissional em Administração, e sim uma Administradora de sucesso, que faz a diferença, com soluções inovadoras para o mercado, deixando de lado os "modismos", traçando novas estratégias organizacionais, rumo ao sucesso.

    Exibir