voltar para Produção Acadêmica

Gestão de Pessoas

O papel da área de Gestão de Pessoas é de praticar a humanização dos colaboradores visando o bem estar de forma à mante- lo sempre motivado e assim atender aos objetivos e metas da empresa

GESTÃO DE PESSOAS

O papel da área de Gestão de Pessoas é de praticar a humanização dos colaboradores visando o bem estar de forma à mante- lo sempre motivado e assim atender aos objetivos e metas da empresa.

No passado a área de recursos humanos deveria até se chamar recursos desumanos pois seu papel era de recrutar um individuo para se encaixar na máquina e assim funcionar. Era assim que o trabalhador era tratado,como parte de uma máquina, não importava a sua capacidade apenas deveria saber o mínimo necessário para operar a máquina e realizar os trabalhos, operações repetitivas por horas como por exemplo: ficar rosqueando porcas o dia todo e muitas vezes ainda se fazia horas extras, já que a maioria dos processos eram manuais.

O trabalhador de antes não recebia treinamento de qualificação profissional, muitos iniciaram em uma determinada função e terminaram na mesma, provavelmente alguns morreram de tédio.

Eles não tinham o direito de ficar doentes,ter problemas pessoais, as cobranças eram tantas que parecia regime de escravidão só faltava ser obrigado a colocar a mão nas engrenagens para fazer o elo, afinal o operador fazia parte da máquina.

Mas isso está mudando, mesmo algumas empresas não querendo aceitar isso, a gestão de pessoas esta dominando e um dia as empresas que pretenderem ter uma boa imagem deverão aderir.

Hoje o processo de gestão de pessoas consiste em inúmeras atividades e todas visando a interação de todas as áreas de forma a atender as expectativas das empresas.

O trabalhador não é mais um empregado, ele se tornou um colaborador que pensa, dão ideias , tem sentimentos, a gestão de pessoas procura fazer com que o colaborador sinta se motivado com o dia a dia de seu trabalho, o salario , o dinheiro que recebe é importante e necessário, mas só isso não basta , tem que ter a alegria de ir ao trabalho, pois em um ambiente de trabalho adequado é o que faz o colaborador produzir mais e mais, mantendo ou melhorando a qualidade dos produtos.

Com a gestão de pessoas os colaboradores tem recebido treinamentos de qualificação para as suas atividades e isso faz perceber que sua importância para a empresa é grande, pois trata se de investimentos no trabalhador.

Conclusão

As organizações que pensarem em gestão de pessoas e aplicar terá sucesso garantido e as empresas que continuarem com seu regime de RH sofrerão as consequências. .

Pessoas e empresas devem se unir funcionando como uma equipe desde cargos mais baixos até os mais altos da pirâmide.

Conclui –se que gerir pessoas é perceber a dificuldade de cada pessoa e trabalhar para inserir o colaborador na equipe tornando- o importante e motivado para que todos os objetivos e metas sejam cumpridos e assim empresa e trabalhador possam viver em harmonia.

Nome: Laureci Ribeiro

Área: Humanas

Formação: Gestão da Qualidade

Universidade de Mogi das Cruzes UMC

Email:laureci.ribeiro@ig.com.br


Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Laureci Silva

    Exibir