voltar para Produção Acadêmica

Gestão da Informação, Base da Ação Comercial de Pequenas Empresas de TI

Neste artigo, propõe-se definir um modelo de gestão da informação para orientar a estratégia de ação comercial de uma pequena empresa de TI. Parte-se de um mapeamento dos processos da empresa e uma redefinição de requisitos informacionais, para então fazer a proposição (aqui preliminar) de um novo modelo, com interfaces de saída de dados e de consulta com base em filtros para auxílio no melhor uso das informações. As empresas terão assim melhores condições de dominar a informação que circula por seus processos, e isso dinamizará e orientará suas ações comerciais, afetando positivamente seus resultados.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Ricardo Costa

    Tenho experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão da Informação, Análise de dados, Tomada de Decisão e Processo de Compra e Adoção de TI. Cursei Administração com ênfase em Marketing na UFRGS, definindo indicadores de resultados e impactos de atividades de P&D em empresas. Prossegui os estudos na área de Gestão da Informação, realizando mestrado e doutorado pelo PPGA/EA/UFRGS. Sou membro colaborador no grupo de estudos GIANTI e da Associação Brasileira de Inteligência Competitiva (ABRAIC) e atuei como pesquisador visitante na Tel Aviv University (TAU) durante 2009. Atualmente, coordeno projetos de análise de dados quanti e qualitativos (advindos de fontes internas e externas) para apoio à tomada de decisão e participo de projetos fomentados pelo CNPq, Capes e FAPERGS em interação universidade-empresa.

    Veja meu blog.
    Siga-me no twitter.
    Encontre-me: no Linkedin / no Facebook.

    Exibir