voltar para Produção Acadêmica

GERENCIAMENTO POR CATEGORIAS: UMA FERRAMENTA DO ECR NA BUSCA DE MELHORIA CONTÍNUA

As mudanças ocorridas no setor de distribuição nos últimos anos no Brasil, sobretudo a internacionalização e concentração no setor supermercadista, fez com que as empresas passassem a buscar diferenciais competitivos que permitissem manter ou ampliar seus mercados. Por isso este artigo procura abordar uma das ferramentas da gestão do varejo, dentro dos princípios adotados pelo ECR Efficient Consumer Response. Trata-se do Gerenciamento por Categorias. Criado por iniciativa de grandes empresas de varejo dos EUA, no início da década de 1990, esta ferramenta vem ganhando aplicação crescente no mercado brasileiro. O Gerenciamento por Categorias consiste em uma nova modalidade de relacionamento entre o fornecedor e o varejo, com a finalidade de prestar melhores serviços ao consumidor final. O presente estudo foi realizado no setor supermercadista, relacionando aspectos empíricos à teoria, procurando explicar como ocorre o processo de adoção dessa nova ferramenta e, identificando os benefícios advindos de sua prática, bem como apresentando alguns dos resultados alcançados.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    MARCELO CARRERA

    Exibir