voltar para Produção Acadêmica

Estudo Literário sobre a Segmentação de Mercado como Ferramenta Estratégica de Marketing

O presente artigo tem como objetivo geral identificar a importância da segmentação de mercado como ferramenta estratégica de marketing

O presente artigo tem como objetivo geral identificar a importância da segmentação de mercado como ferramenta estratégica de marketing. No contexto específico, comparar as transformações e/ou evoluções conceituais do marketing com o passar das décadas, identificar as principais variáveis da segmentação de mercado, e analisar as vantagens e as desvantagens do processo de segmentação. A justificativa para o trabalho está relacionada a um dos temas relevantes do marketing chamado comportamento do consumidor, tendo por base o pressuposto de um estudo de segmentação. A metodologia utilizada foi a técnica de revisão de literatura. Em relação aos estudos das variáveis de segmentação, verificou-se que há crescentes investimentos em pesquisas a fim de estudar potenciais variáveis de segmentação. Identificou-se que a segmentação de mercado faz parte do planejamento estratégico da organização, na intenção de compreender o comportamento do consumidor em mercados atuais e potenciais em que a empresa irá atuar.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Lucas Almeida

    Exibir