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Estratégias de marketing: analisando a utilização das estratégias de marketing de uma empresa de vendas de eletrônicos no mundo do e-commerce

O objetivo principal deste estudo foi conhecer as estratégias de marketing utilizadas por uma empresa de produtos eletrônicos para fidelização dos clientes, tendo em vista o aumento da demanda por produtos através do comércio eletrônico. Pretendeu-se também identificar e mediante levantamento bibliográfico, conhecer as estratégias utilizadas e sugerir outras para melhoria no processo de fidelização dos clientes Palavras-chave: Marketing. Estratégias. E-business. Cliente.

1 INTRODUÇÃO

O mundo vem sofrendo com uma instabilidade da econômica, isso se decorrente das constantes, cada vez mais rápidas, mudanças que ocorrem no mercado,assim como a inovação tecnológica e o aumento crescente do número de empresas e consequentemente, da oferta de produtos e serviços. Com a globalização e expansão da utilização do comércio eletrônico, essas empresas, mesmo as de setores diferentes passam a ser concorrentes umas das outras seja na sua cidade, estado ou em outro país, e conforme Albertin (2010, p. 85) a globalização é mais do que fazer negócios em determinado número de países em todo o mundo. A globalização envolve fazer negócios em todo o mundo, de uma nova maneira, equilibrando as qualidades de seus produtos ou serviços com as necessidades específicas das diversas bases de clientes locais. E o comércio eletrônico é um meio que a cada dia se torna mais popular entre as organizações, por ser uma ferramenta atraente aos consumidores, que cada vez mais querem comodidade em suas compras. Com isso surge a necessidade de se investir no marketing, utilizando de estratégias para reter e captar clientes em meio a esse cenário.

As organizações devem evitar a ideia de que atender as necessidades dos seus clientes resume-se em oferecer produtos ou serviços de boa qualidade. O fato é que o mercado não é mais o mesmo e tem mudado radicalmente nos últimos anos, basicamente como resultado dos avanços tecnológicos, globalização e desregularização de mercados. Estas mudanças também afetam significativamente o comportamento de compra dos clientes, que passam a exigir níveis de qualidade e de serviços superiores (KOTLER, 1999). Sob o impacto destas forças, o marketing também está mudando para estabelecer relações duradouras com os clientes. Compreender que bens e serviços devem satisfazer as necessidades dos clientes é importante, mas estabelecer relações constantes é essencial para a lucratividade da organização (McCARTHY; PERREAULT, 2002).

A globalização e o crescimento exacerbado das tecnologias no setor do comércio eletrônico trazem para o mercado uma maior acessibilidade e abrangência de produtos e serviços. Contudo, é essencial que as empresas de vendas de produtos eletrônicos utilizem estratégias de marketing para fidelizar seus clientes, pois, caso contrário, ficam “para trás” e podem chegar à falência.

Em meio a esses fatores como se posiciona uma loja de venda de eletrônicos para acompanhar essas mudanças e não ficar para traz?

Este trabalho tem como objetivo geral conhecer as estratégias de marketing utilizadas por uma empresa de produtos eletrônicos para fidelizar os clientes no mundo do e-commerce, aprofundar os conhecimentos a luz dos autores, conhecer as estratégias de marketing utilizadas e sugerir estratégias para melhoria no processo de fidelização dos clientes.

A estrutura desse artigo é composta por uma introdução; referencial teórico; metodologia da pesquisa; análise dos dados e considerações finais.

2 COMÉRCIO ELETRÔNICO

Ao longo dos tempos, têm-se falado muito sobre o comércio eletrônico (ou e-commerce), que pode ser chamado também de e-business (negócio eletrônico). No Brasil, o comércio eletrônicosurgiu em 1995, logo depois da internet comercial, e vem se tornando um meio eficaz, roubando muitas vezes os meios tradicionais de fazer negócio, não só no Brasil, mas também no mundo.

Para Albertin (2010, p. 3) o comércio eletrônico é a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócio num ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa das tecnologias de comunicação e de informação, atendendo aos objetivos de negócio ou podem ser definidos como compra e venda de informações, produtos e serviços por meio de redes de computadores.

O comércio eletrônico tem crescido bastante dia-a-dia e, com a utilização, as empresas conseguem reduzir custos, e aumentar suas vendas. Conforme Blumenschein e Freitas (2000), as práticas de e-business estão permitindo às montadoras globais encurtar em até 60% o tempo necessário para projetar um novo modelo de automóvel, com importantes impactos na redução de seu custo de fabricação e a consequente ampliação de vendas e lucros.

Com o aumento crescente da utilização do comércio eletrônico nas empresas, por conta da globalização, e a tendências de as pessoas não terem mais tempo, pois, trabalham, muitas vezes, em mais de um emprego e ainda estudam, faz com que queiram um atendimento mais rápido e prático, e o comércio eletrônico proporciona essas duas coisas com qualidade. Se uma pessoa quiser comprar um celular não precisa mais ir até uma loja de venda de celulares para pesquisar preços nas lojas e então decidir comprá-lo. É só navegar na internet, no site das empresas de vendas dos produtos, pesquisar online os disponíveis e comprar sem, se quiser, sair de casa.

Conforme Albertin (2010), a competição global é uma tendência geral, e novos tipos de organização estão surgindo para servirem os mercados globais. As empresas estão coordenando suas estratégias de manufatura, distribuição e marketing, numa escala global. A tecnologia de informação é parte-chave dessas estratégias de globalização, porque as redes de computadores movimentam grandes volumes de dados entre grandes distâncias quase instantaneamente, reduzindo assim a importância da localização geográfica.

Muitas empresas que utilizavam o modo tradicional de negociar migraram junto da “era digital” para o comércio eletrônico utilizando apenas a internet sem precisar de espaço físico para negociar. Ou seja, o comércio eletrônico trouxe consigo alguns ganhos, que são: redução de custos, maior qualidade no processo, processo negocial mais ágil e pressão de comunicação.

3 MARKETING

Os principais objetivos do marketing são manter e cultivar os clientes, através da satisfação e atrair novos clientes, prometendo-lhes um valor superior. Fazer um bom uso do marketing é essencial para o sucesso de toda organização. Segundo Neves (2008), na ótica do marketing, o comprador procura a solução de um problema, que pode ser obtida por diferentes tecnologias, em constante mudança.

Muitos acreditam que o marketing é apenas propaganda e vendas, e isso não é de se estranhar, pois, estamos sempre expostos a comerciais e propagandas em televisão, revistas, jornais, internet, etc. Porém, a propaganda e vendas são apenas alguns dos elementos d

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    BRUNO ALCÂNTARA

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